Com a passagem das festas de fim de ano, foi notável no Brasil e no mundo o aumento de casos da Covid-19, principalmente da variante Ômicron, que tem como característica uma taxa de transmissão muita mais elevada que outras cepas da doença. Com isso, governos de todo o mundo já começam a retomar algumas regras de quarentena. 

No estado de São Paulo, a primeira cidade a acender o alerta e adotar medidas mais rígidas foi Amparo. Com o avanço no número de casos, foram anunciadas algumas regras que já entraram em vigor na última sexta-feira (7) e vão valer até o dia 31 de janeiro.

Amparo (SP) endurece regras de quarentena após aumento de casos de Covid-19
Imagem: Evgenia.B/Shutterstock

Conforme os dados da prefeitura, já são 194 pessoas infectadas no município, o que representa um salto alarmante de mais de 1.100% apenas nos últimos sete dias. 

Leia mais:

publicidade

Por ora, ficam proibidas todas as atividades que possam gerar algum tipo de aglomeração, ou seja, festas, eventos e confraternizações, sejam elas realizadas tanto em espaços públicos como privados.  

O decreto da prefeitura também proíbe sob pena de multa o consumo de bebidas alcoólicas após as 23h em espaços como praças, ruas e parques. O mesmo horário também valerá como limite para o fim do atendimento presencial em todas as atividades comerciais da cidade.

Por fim, outra medida que também ficou estabelecida foi a proibição temporária da locação de imóveis por temporada e as aglomerações em residências. Quem desrespeitar as regras pode receber multas de até R$ 6 mil.

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!