A coreana Hyundai Heavy Industries (HHI), maior empresa de construção naval do mundo, está determinada a tornar comuns os navios autônomos. Assim como vem ocorrendo com o mercado automotivo, a tecnologia de automação está sendo compreendida para o futuro da navegação.

A Avikus, uma subsidiária da HHI especializada em tecnologias de navegação autônoma para navios, pretende coordenar a viagem transoceânica de um navio comercial de grande porte, utilizando tecnologia de automação. Avanços nesse tipo de transporte, assim como nos demais, colocam a segurança como a preocupação número um, exigindo pesquisas complexas e testes extensivos.

Na Consumer Electronics Show deste ano (CES 2022), a Avikus assinou um memorando de entendimento (MOU) com o American Bureau of Shipping (ABS), sociedade de classificação que determina os critérios de viabilidade da tecnologia marítima. O objetivo é obter Aprovação em Princípio (AiP) para a implantação da tecnologia de direção autônoma em navios comerciais.

Leia mais:

publicidade

Testes para poder navegar de forma autônoma

A aprovação é necessária para que sejam iniciados testes de mundo real da gama de tecnologias de automação: incluindo Hyundai Intelligent Navigation Assistant System (HiNAS), Hyundai Intelligence Berthing Assistance System (HiBAS) e Hyundai Intelligent Navigation Assistant System 2.0 (HiNAS2.0).

Por meio dos testes, a Avikus poderá receber certificados para suas soluções de embarcações autônomas em cada etapa necessária. Como parte do acordo, a ABS examinará os processos de projeto e teste de controle, bem como validará a aplicação para cada etapa com base nos dados de operação registrados pela Avikus.

Em junho passado, a Avikus concluiu uma demonstração do primeiro cruzeiro totalmente autônomo na Coreia do Sul. Na CES 2022, a subsidiária da Hyundai também apresentou um barco de lazer que apresenta tecnologia de navegação autônoma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!