A Hyundai Motor levou à CES 2022 uma introdução da “Mobilidade das Coisas” (MoT), um novo conceito baseado na robótica em um futuro ecossistema ilimitadamente móvel. A empresa coreana – que detém o controle da fabricante de robôs Boston Dynamics – apresentou sua visão, tanto no mundo real quanto no metaverso.
Em sua apresentação, a Hyundai revelou sua plataforma modular Plug & Drive (PnD), que permite a mobilidade de coisas tradicionalmente inanimadas, desde pequenos objetos a grandes espaços comunitários. Essa solução de mobilidade “tudo-em-um” combina direção inteligente, frenagem, tração elétrica nas rodas e hardware de suspensão.
Leia mais:
- Adeus, baliza! Hyundai apresenta carro que anda de lado
- Para contornar crise, Hyundai quer fabricar seus próprios chips
- Boston Dynamics: vídeo mostra robô Atlas fazendo parkour
Os módulos PnD da Hyundai

Segundo Dong Jin Hyun, vice-presidente e chefe do Laboratório de Robótica do Hyundai Motor Group, “o objetivo é que a robótica possibilite todos os tipos de mobilidade pessoal, conectada para se comunicar, mover e realizar tarefas de forma autônoma”.
Diante desse cenário, surgem os módulos PnD, capazes de ser anexados a qualquer coisa, desde mesas a contêineres para mobilidade expansível. Os usuários podem selecionar várias configurações de inversores e tamanhos de plataforma com base em seus requisitos.
A unidade de uma roda usa um atuador de direção para rotação infinita, o que significa que pode girar 360 graus. Sensores LiDAR e de câmera permitem que um objeto habilitado para PnD se mova de forma autônoma.

Rodinhas em tudo
De acordo com a Hyundai, essa capacidade torna a mudança de praticamente qualquer espaço possível, inclusive sendo uma forma de configurar espaços sob demanda. Como por exemplo, alterar o conjunto de requisitos de layout, de mesas a divisórias de escritório, para utilizar totalmente um espaço e também conectar os espaços.
Conforme afirma a empresa, as características dos módulos permitem movimentos holonômicos, “como os de um patinador artístico”. Pode-se transformar todo um modelo de negócio com módulos PnD, ou até mesmo eliminar totalmente os locais fixos.
A flexibilidade de direção do PnD também pode individualizar o transporte público, segundo a Hyundai. Assim, oferecendo a possibilidade de atender a necessidades individuais muito específicas. Como exemplo, a empresa cita um módulo de mobilidade pessoal que se conecta a um ônibus espacial na maior parte de sua viagem, mas pode se desconectar na última milha para levar o ocupante diretamente ao seu destino final.
Movendo-se sobre rodas
Na CES 2022, a Hyundai exibiu um total de quatro modelos de conceito onde uma plataforma modular PnD é aplicada. Para mobilidade pessoal, um aplicativo baseado em plataforma é equipado com quatro módulos PnD de 5,5 polegadas.

Suas medidas são de 133 cm de largura por 125 cm de comprimento, com altura de 188,5 cm. A operação livre da plataforma apresentada pela Hyundai é feita por meio de um joystick instalado no lado direito do assento, sem a necessidade de volante ou pedal.
Os conceitos de Mobilidade de Serviço e Mobilidade Logística utilizam a mesma plataforma, medindo 130 cm de largura por 110 cm de comprimento e 180 cm de altura. Nessa ocasião, há também espaço de armazenamento que abre e fecha como uma gaveta, sendo que os usos podem ser ilustrados como transporte de bagagens ou de mercadorias.
Um módulo PnD ampliado de 12 polegadas também foi apresentado, com uma configuração semelhante, incluindo um assento que gira para que o passageiro possa entrar e sair facilmente, além de também poder ser operado com um joystick.

Também na CES 2022, a Hyundai exibiu a plataforma de mobilidade pequena MobED (Mobile Eccentric Droid) com o módulo Drive & Lift (DnL). Com o DnL montado em cada roda, o MobED pode elevar a plataforma para cima e para baixo, de forma que o corpo possa permanecer nivelado. Essa característica é vista pela empresa como sendo ideal enquanto o MobED atravessa um terreno irregular ou barreiras baixas, como degraus ou lombadas.

De acordo com a montadora, o MobED mede 60 cm de largura por 67 cm de comprimento, tendo altura de 33 cm. Seu peso é de 50 kg, com uma bateria de 2 kWh. Seus pneus são de 12 polegadas e sua velocidade máxima é de 30 km/h.
A Metamobilidade da Hyundai
Para a Hyundai, o papel da mobilidade será expandido para o espaço virtual. Chang Song, presidente e chefe da divisão de transporte como serviço (TaaS) da empresa, apresentou na CES 2022 um novo conceito de “Metamobilidade”.

Nesta conexão metaverso-dispositivo inteligente, há o propósito de expandir o papel da mobilidade para a realidade virtual (VR). Dessa forma, permitindo que as pessoas superem as limitações físicas do movimento no tempo e no espaço.
Para Song, no mundo que está por vir, a mobilidade significará conectar pessoas a um universo virtual como uma plataforma de acesso inteligente. Tudo sob o tema principal de “Expanding Human Reach” (Ampliando o Alcance Humano).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!