A Samsung Display apresentou sua nova tela com tecnologia QD-OLED, a QD-Display, na CES 2022, e a qualidade da imagem impressionou os jornalistas que estavam no evento. Agora, a companhia de certificação independente SGS confirmou que as TVs QD-OLED da Samsung podem atingir até 1.000 nits de brilho, uma melhora considerável para as TVs de OLED atualmente disponíveis no mercado. 

Divulgação / Samsung

Além da questão do brilho, segundo a SGS, a QD-Display também pode exibir mais de 90% do espaço de cores BT.2020. Esses números batem com as informações apresentadas pelo canal do YouTube LinusTechTips (LTT), que publicou um vídeo patrocinado pela Samsung sobre as novas TVs na semana passada. 

No vídeo, o LTT comparou as especificações da tela QD-OLED da Samsung com uma tela OLED Evo da G1 da LG, a TV flagship de 2021 da companhia. A QD-Display atingiu quase 200 nits em brilho de tela cheia, chegando a 1.000 nits em um recorte de 10% e 1.500 nits em 3% da tela (quanto menor a tela que os OLEDs têm para iluminar, maior é o brilho). Em um review do Rtings, a LG G1 atingiu apenas 167 nits de brilho de tela cheia, 827 nits em 10% de tela, e 846 nits em 2% de tela.

E as telas QD-OLED da Samsung possuem uma gama de cores bem maior que a G1 da LG. A QD-Display pode exibir mais de 90% do espaço de cores BT.2020, e 120% do espaço de cores DCI-P3, segundo a SGS. O review do Rtings apontou que a G1 pode exibir apenas cerca de três quartos do espaço de cores BT.2020, e cerca de 100% do DCI-P3.

publicidade

Para concluir, a SGS diz que os ângulos de visão das telas QD-OLEDs da Samsung são muito superiores às telas OLED atuais, mantendo 80% da luminosidade mesmo em um ângulo de 60 graus. As TVs OLED apresentam apenas 53% da luminosidade no mesmo ângulo.

Leia mais:

Vale apontar que a LG Display também vai lançar sua nova geração de telas OLED, as OLED EX, este ano. Segundo a companhia, suas novas telas atingem níveis de brilho até 30% maiores. E esperar para ver se essas melhorias serão suficientes para competir com a Samsung.

Por enquanto, a Samsung não deu detalhes sobre suas novas telas QD-OLED como data para início das vendas, preços e disponibilidade.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!