Para seu lineup de TVs na CES 2022, a Sony acaba de anunciar a primeira TV QD-OLED 4K para os consumidores, a Bravia XR A95K. A nova TV flagship da Sony conta com tela QD-OLED, que significa diodo emissor de luz orgânico de ponto quântico, fabricada pela Samsung Display, e será vendida nas versões de 55 e 65 polegadas. 

A Samsung Display vem trabalhando nesta tecnologia há anos, e essas telas podem se tornar um intermediário entre OLED e MicroLED que só a Samsung vende no momento. O QD-OLED combina as melhores características do OLED (como pretos perfeitos, contraste infinito, etc.) com as vantagens das TVs LED de pontos quânticos, como brilho aprimorado e reprodução de cores mais vivas em níveis altos de brilho.

publicidade
Divulgação / Samsung Display

A A95K tem uma traseira de design único com gerenciamento de cabos embutidos, com quatro entradas HDMI, sendo duas HDMI 2.1. A TV tem suporte para 4K com taxa de atualização de 120Hz para videogames, mapeamento de tom HDR automático quando conectada ao PS5, e modo automático de baixa latência.

A TV QD-OLED da Sony vem ainda com a Bravia Cam, uma câmera que permite controlar a TV com movimentos, como fechar o punho para desligar e acenar as mãos para aumentar ou abaixar o volume. A Bravia Cam tem um sensor que apaga a tela se a câmera detectar alguém sentado perto demais da TV, uma função pensada para segurança de crianças.

O sensor da câmera também pode ser usado para “compensação de distância de visualização”, ajustando automaticamente o brilho e ênfase de voz dependendo da distância em que o usuário está sentado. A Bravia Cam tem ainda função customizável de economia de energia, que diminui o brilho da tela quando o usuário sai da frente da TV.

Na questão de privacidade, a câmera da A95K tem um botão físico para desligar captura de imagem e microfone, e a Sony afirma que o microfone só é ligado para fazer videochamadas e não armazena dados.

Leia mais:


O software da TV continua sendo o Google TV, e o sistema de áudio é o Acoustic Surface Audio Plus da própria Sony. Disponibilidade e preços para a TV QD-OLED Bravia XR A95K devem ser anunciados pela Sony nos próximos meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!