Taiwan: estações de troca de bateria para scooters vão superar postos de gasolina em breve

Gogoro, líder de vendas de scooters em Taiwan, prevê expansão de seus postos de troca de bateria em 2022, suplantando os de combustível
Por Lucas Berredo, editado por André Lucena 12/01/2022 17h37, atualizada em 12/01/2022 17h45
Estação da Gogoro de troca de bateria para scooters
Gogoro/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante de scooters elétricas Gogoro ficou famosa em Taiwan por popularizar as baterias substituíveis, acessórios que facilitaram bastante o processo de recarregamento de seus veículos. Em resumo: o motorista chega a uma estação licenciada (as GoStations), estaciona sua scooter e só faz trocar a bateria gasta por uma nova, que já vem 100% carregada.

O sucesso do conceito em Taiwan já ofusca, em certa medida, até os postos de gasolina. De acordo com o jornal Taipei Times, o número de estações da Gogoro para troca de bateria chegava a 2.215 no fim de 2021 — contra 2.487 postos de combustível. Diante do cenário, a empresa taiwanesa prevê que, nesse ritmo de expansão, o número de estações de troca de bateria supere o de postos de gasolina já em 2022.

No ano passado, a Gogoro expandiu rapidamente pela Ásia. Em abril, firmou acordo com a indiana Hero, a maior fabricante de scooters elétricas no mundo, para lançar sua bateria Gogoro Network no país. Meses depois, entrou no mercado da China por meio de um acordo com a Yadea e a DCJ, duas líderes nacionais, e na sequência, fechou com a Foxconn, fabricante de eletrônicos para a Apple, para produzir scooters elétricas e baterias descartáveis.

Estação da Gogoro de troca de bateria para scooters
Gogoro/Divulgação

Gigante da bateria também produz 28% das scooters em Taiwan

Acompanhando seu sucesso continental, a Gogoro também se firma não apenas no segmento de baterias, mas como líder na produção de scooters em Taiwan. Segundo representante, 28% das scooters elétricas no país são da empresa, sendo que dezembro foi o maior mês de vendas da Gogoro de todos os tempos.

A empresa também vai abrir em breve seu capital na bolsa de valores por meio de uma transação com uma companhia de propósitos especiais (Spac, na sigla em inglês). O acordo, anunciado no fim do ano passado, deve sair ainda em 2022, provavelmente em algum momento desse trimestre.

Via Electrek

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.