O foco dos investidores da geração Z (aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010) mudou das ‘ações meme’, que se comportam na bolsa movidos, por exemplo, por algo que viraliza nas redes sociais, para dois nichos: os carros elétricos e o metaverso. Pelo menos é o que revela um relatório da empresa Apex Fintech Solutions divulgado nesta sexta-feira (14).

O levantamento aponta que após ganhar força no ano passado, as chamadas “Meme Stocks”, que ganharam relevância com a movimentação causada no mercado pelo caso ‘GameStop’, perderam espaço para os papéis da Tesla, por exemplo — que também vai aceitar compras de produtos em Dogecoin.

publicidade
Carros elétricos e metaverso ganharam força entre os investidores mais jovens
Carros elétricos e o metaverso ganharam força entre os investidores da geração Z. Imagem: Shutterstock

A montadora de Elon Musk foi a que mais despertou o interesse dos investidores nascidos depois de 1996 no quarto trimestre de 2021, diz o estudo, que analisou mais de 1 milhão de contas de investidores dessa faixa etária.

Ainda na indústria automotiva, a Rivian Automotive, concorrente da Tesla que abriu capital em novembro, ficou com a 44ª posição. Já a gigante Ford Motor, que bateu recorde em valor de mercado, ficou em 19º.

Veja também

Já no metaverso, os papéis da Roblox, que possui o seu próprio mundo baseado em realidade virtual, subiu 36 posições, ficando em 36º entre as ações mais procuradas pela geração Z. As ações da Meta Platforms, por sua vez, a dona do Facebook, ficaram na 12ª posição no levantamento. 

Em entrevista à Reuters, o CEO da Apex, Bill Capuzzi, aponta que há muito interesse no metaverso no momento (ambientes virtuais que podem ser acessados pela internet por dispositivos de realidade virtual ou aumentada): “À medida que mais empresas de NFT se tornarem públicas, provavelmente as veremos entrar no top 100”, comentou.

Caso da GameStop

Vale lembrar que em janeiro do ano passado, os investidores do ramo de varejo decidiram acumular papéis da GameStop após a franquia de loja de jogos anunciar que estava à beira da falência, uma tendência que começou graças a uma postagem na rede social Reddit. Com isso, contrariando as estimativas dos analistas, que apontavam que as ações da empresa iam despencar, elas acabaram subindo, criando um surto descontrolado de valorização.

Segundo o relatório da Apex, atualmente as ações da GameStop ocupam a 11ª posição em interesse no mercado (cinco posições abaixo do observado anteriormente).

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!