Uma empresa norte-americana chamada Moonbikes apresentou durante a CES 2022, que aconteceu entre 5 e 7 de janeiro em Las Vegas, nos EUA, um veículo bastante curioso. Segundo ela, a Moonbike (sim, mesmo nome) é a primeira “bicicleta elétrica para neve”.

Basta uma olhadinha no vídeo abaixo para entender a “salada”: a metade de trás tem os componentes típicos de um snowmobile, como a esteira usada para locomoção. Já a metade da frente tem parte do quadro e garfo de uma bicicleta. Mas no lugar da roda da frente, há um esqui.

publicidade

A suspensão frontal está no garfo, com um amortecedor secundário entre ele e o esqui para compensar a inclinação do terreno. O motor elétrico de 3 kW (4 HP) permite uma velocidade máxima de 42 Km/h, e a bateria de 2,5 kWh garante autonomia de até 1h no modo Sport (cerca de 20 km) ou 1h30m no modo Eco (35 Km).

Ou seja, é um veículo mais adequado para diversão perto de casa do que para seguir uma trilha pela floresta ou subir uma montanha. Afinal, ninguém quer ficar preso “sem combustível” no meio da neve. A fabricante destaca o silêncio, dizendo que a única coisa que uma Moonbike deixa para trás são “os rastros na neve”. Em contraste, um snowmobile convencional, com motor a combustão, soa como duas motosserras e um enxame furioso, juntos.

Leia mais:

A bateria leva cinco horas para ser recarregada em uma tomada comum, ou metade desse tempo com um carregador rápido. Quem quiser mais autonomia pode optar por uma bateria com o dobro de capacidade, 5 kWh, que adiciona mais 12 kg de peso ao conjunto. Com a bateria padrão, a Moonbike pesa 82 Kg.

A fabricante diz que está produzindo 400 unidades para os mercados dos EUA e Europa, com preços a partir de US$ 8.500 (cerca de R$ 47 mil).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!