A agência espacial norte-americana (Nasa) transmitirá via internet uma caminhada espacial que será realizada nesta quarta-feira (19) por cosmonautas russos para completar a instalação do módulo Prichal, a mais recente adição à Estação Espacial Internacional (ISS).

Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov sairão do módulo Poisk, no lado russo da estação, por uma escotilha voltada ao espaço, e passarão sete horas fora da ISS para instalar corrimões, antenas de aproximação, uma câmera de televisão e alvos de acoplamento no Prichal. 

publicidade
Astronauta norte-americano durante caminhada espacial na ISS. Imagem: Nasa
Astronauta norte-americano durante caminhada espacial na ISS. Imagem: Nasa

A transmissão começará às 8 da manhã (horário de Brasília) no canal da Nasa no YouTube. A caminhada propriamente dita começará às 9 da manhã. Shkaplerov será o tripulante extraveicular 1 (EV1), e usará um traje espacial russo Orlan, com listras vermelhas

Já Dubrov será o tripulante extraveicular 2 (EV2) e usará um traje como listras azuis. As listras são usadas para diferenciar os cosmonautas nas imagens das câmeras, já que os trajes são brancos para ajudar na dissipação do calor.

publicidade

Lançado em novembro passado, o Prichal se conecta ao laboratório russo Nauka e adiciona à Estação Espacial Internacional seis portas para conexão de espaçonaves como as Soyuz e Progress, que transportam cosmonautas e carga.

Leia mais:

publicidade

Esta será a terceira caminhada espacial de Shkaplerov e a quarta de Dubrov. Também será a 246ª caminhada espacial na ISS e a primeira de 2022. As caminhadas são usadas para inspeção, manutenção, reparo e upgrade de componentes externos da ISS.

Segundo a Nasa, caminhadas extras devem ocorrer “na primavera” (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul) deste ano para a instalação de um braço robótico europeu no módulo Nauka e para ativar sua escotilha, permitindo que ele sirva de ponto de partida para caminhadas futuras.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!