O Google também quer sua fatia do promissor mercado dos headsets de realidade aumentada e realidade virtual (AR e VR), e está preparando o Project Iris, um headset com processador próprio, mas não adianta ficar muito animado, pois ele vai demorar. Como ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, ele só deve ser lançado em 2024.
Segundo o The Verge, os protótipos iniciais do novo headset do Google que estão sendo testados se parecem com óculos de esqui. O time responsável pela linha Pixel está envolvido com alguns itens de hardware, mas não está claro se o dispositivo teria a marca.
Project Iris deve ter processador Google Tensor
O headset será equipado com o processador Google Tensor da linha Pixel 6. Só como referência, e segundo rumores, o concorrente que a Apple está desenvolvendo promete ser bem poderoso, com processador Apple M1, o mesmo usado no atual MacBook Pro.
Headsets AR e VR são fundamentais para os metaversos que vem aí
Os headsets AR e VR serão fundamentais para ocupar metaversos que estão sendo criados por empresas como Microsoft e Facebook, entre outras. Só resta saber se o Google não vai chegar tarde demais nessa disputa.
A Microsoft já tem o HoloLens há anos no mercado, o Facebook também está preparando o seu headset, isso sem falar no headset de AR/VR da já citada Apple.
É bom lembrar que a Apple tem bastante experiência com realidade aumentada nos iPhones, só falta realmente lançar seu dispositivo próprio, o que pode acontecer nesse ano ou no ano que vem, ou seja, antes do headset Project Iris do Google.
Leia mais:
- Imagens mostram como pode ser o visual dos óculos da Apple
- Headset AR da Apple terá chip de Mac e pode substituir iPhone em 10 anos, diz analista
- Projeto Aria: óculos VR do Facebook têm visual revelado
- Headset RV/RA da Apple pode ser tão poderoso quanto um MacBook Pro
O Google já teve um headset VR próprio, o Daydream, cuja imagem ilustra esse post, mas o projeto foi cancelado em 2019. Antes disso, a empresa teve um headset de AR, o Google Glass, mas o destino foi o mesmo. Assim, é muito bom ver que a empresa não desistiu desse mercado, e fica a torcida para que a história seja diferente dessa vez.
Fonte: The Verge