O Baidu, também chamado de “Google da China”, com sua marca JiDU, está trazendo um conceito Robocar elétrico dotado de direção autônoma. Planejando um lançamento para 2023, o veículo será revelado em abril, no Salão do Automóvel de Beijing 2022.

A empresa chinesa apresentou um teaser do veículo anunciado em agosto do ano passado, reforçando suas próprias ambições de comercializar carros elétricos autônomos. Recentemente, o Baidu anunciou a conterrânea Geely como parceira estratégica (em uma linha de ação parecida com a do Google e a empresa Waymo) – e a marca JiDU é fruto dessa união.

publicidade

Leia também:

No teaser, publicado esta semana, o Baidu mostra bem pouco de seu conceito Robocar. É possível identificar no veículo o que parece ser dois sensores ao estilo LiDAR, que saem de seu capô, como pequenas torres pop-up – e que depois podem se retrair – sendo cobertos por uma aba. Confira:

Quanto ao tipo de carroceria do veículo, não parece ser fácil de especificar (e não se parece com o que o Baidu mostrou em meados de 2021). As imagens apresentam portas sem moldura, que vão se abrindo e, ao final, correm para cima. Essa característica diferenciada, aliás, pode ser que se limite ao conceito, não chegando efetivamente para uma linha de produção.

Um conceito com alto nível de autonomia

Parece haver também uma câmera em cada lado do teto, com nenhuma saliência ao centro (ao contrário do Nio ET7 e ET5, que possuem um módulo LiDAR no centro do teto). Essa abordagem de design é um pouco singular, considerando que vários EVs atualmente colocam os sensores LiDAR justamente ali nessa área ou perto dos faróis.

O Baidu também poderá apresentar seu veículo com uma alta tecnologia de inteligência artificial (IA). Como resultado, as expectativas são de uma autonomia bem avançada, como um Nível 4, na padronização da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!