O Snapchat anunciou uma série de medidas para evitar que a plataforma seja usada para venda de drogas, principalmente para adolescentes e jovens. As mudanças ocorrem por conta de um aumento no número de mortes relacionadas a drogas entre jovens em idade escolar e universitária.
Segundo a Snap Inc, controladora do Snapchat, as mudanças incluem a melhora dos sistemas automatizados de detecção de drogas, parcerias com autoridades e o lançamento de um portal para educação dos usuários sobre os perigos do uso indiscriminado de entorpecentes.
“Nossa posição sobre isso sempre foi clara: temos tolerância absolutamente zero para a venda de drogas no Snapchat”, declarou a empresa em um post anunciando as mudanças. “Temos uma oportunidade única de usar nossa voz, tecnologia e recursos para ajudar a enfrentar esse flagelo”.
Aumento de overdose
As medidas vêm depois de um alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, que relatou um aumento substancial de casos de overdose por drogas como fentanil. Este opióide sintético é relativamente barato e extremamente potente.
Pelo seu baixo custo, não é incomum que o fentanil seja misturado a outras drogas, com maior valor agregado, para a confecção de pílulas falsificadas que são vendidas pelas redes sociais, incluindo o Snapchat. Isso causou um aumento de 32% nos casos de overdose por fentanil de 2019 para 2020.
Leia mais:
- WhatsApp: será possível parar de gravar áudio e continuar depois
- Telegram pode ser barrado no Brasil durante as eleições em ação do TSE
- Depois do Instagram, TikTok também testa assinaturas para criadores de conteúdo
A faixa etária mais atingida foram os jovens com menos de 24 anos de idade, nesta faixa, o aumento do número de mortes foi na casa dos 50%. “Cada medicamento que você experimenta agora é um jogo de roleta russa”, declarou Shabbir Safdar, diretor de uma ONG de combate à falsificação de medicamentos.
Segundo o Snapchat, a detecção proativa de venda de drogas na plataforma foi aumentada em 50% apenas no último trimestre de 2021. Com isso, as contas que são vinculadas ao tráfico de drogas são banidas instantaneamente e seus donos impedidos de criarem novos perfis.
Via: The Guardian
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!