Uma nova espécie de tarântula foi descoberta na Tailândia por um YouTuber entusiasta da vida selvagem. Surpreendendo os cientistas, o animal vive exclusivamente nos caules ocos de bambu. “Essas criaturas são verdadeiramente notáveis; são as primeiras tarântulas conhecidas em uma ecologia baseada em bambu”, declarou Narin Chomphuphuang, aracnólogo pesquisador do departamento de entomologia e patologia vegetal da Universidade Khon Kaen, no mesmo país.

Taksinus bambus, que recebeu esse nome em homenagem a um rei tailandês, é uma nova espécie de tarântula e foi encontrada por um YouTuber. Imagem: Narin Chomphuphuang

JoCho Sippawat, que tem 2,5 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, encontrou a aranha pela primeira vez durante um passeio em uma floresta de Mae Tho, distrito de Mueang Tak, província de Tak, no noroeste da Tailândia.

Sippawat enviou uma foto do bicho a Chomphuphuang, que, de imediato, já pensou que se tratava de uma nova espécie de tarântula. No entanto, conforme destaca uma reportagem da CNN, foi somente após uma viagem a campo para pesquisar e estudar a aranha que a criatura foi oficialmente declarada uma nova espécie: a Taksinus bambus. Seu nome é uma homenagem ao rei tailandês do século XVIII, Taksin, o Grande.

Tarântula recém-descoberta na Tailândia tem comportamento único

Segundo os cientistas, as tarântulas no sudeste da Ásia geralmente vivem no solo ou em árvores — estas, normalmente, se revezam entre diferentes tipos de árvores. Já a nova espécie é a primeira tarântula a viver exclusivamente em uma planta específica. Além disso, é a única espécie arborícola que vive na Tailândia.

Autor de um artigo científico publicado na revista Zookeys, que descreve a descoberta e as análises de identificação da nova espécie, Chomphuphuang disse que fazer do bambu o seu lar trouxe muitas vantagens para a aranha.

Isso porque o bambu é úmido o bastante para ajudar a aranha a manter sua temperatura — algo que é especialmente importante para as tarântulas, que têm como característica a frequente troca de seu exoesqueleto. Além disso, a superfície escorregadia do bambu também afasta predadores.

“Vamos examinar todas as árvores na área onde a espécie foi descoberta. Essa espécie é única porque está associada ao bambu e nunca observamos essa tarântula em nenhuma outra planta”, disse o cientista.

Ele explica que a Taksinus bambus se adaptou à vida nos galhos ocos de bambu ao construir tocas em forma de tubo e usar sua seda como porta de entrada ao ninho. A espécie também constrói tubos de seda dentro do bambu, onde pode se refugiar.

Taksinus bambus é a primeira tarântula conhecida por habitar apenas em caules de bambu. Imagem: Narin Chomphuphuang

Curiosamente, as tarântulas não fazem furos nos galhos de bambu sozinhas. Em vez disso, elas dependem da ajuda de outros animais. Segundo o estudo, o bambu é atacado por besouros e vermes ou, às vezes, as rachaduras se abrem no bambu como resultado de mudanças na umidade.

“Nós estamos, primeiramente, em uma missão de estudar e salvar a biodiversidade e a vida selvagem encontrada nessas florestas, particularmente micro-habitats específicos de espécies, da extinção”, disse Chomphuphuang. “O primeiro passo é informar as pessoas sobre essa espécie e sua localidade. Então esta área florestal deve ser administrada e protegida para a vida selvagem”.