O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, disse à revista britânica Autocar que o primeiro carro elétrico da marca será lançado em 2028. O desenvolvimento do modelo começará ainda neste ano.

Winkelmann disse que o primeiro modelo 100% elétrico da Lamborghini será radicalmente diferente de outros carros da fabricante. “Será um carro completamente novo”, afirmou o executivo. “É [um carro que entrará em] um segmento que não entramos há décadas, se falarmos de um 2+2 ou um quatro lugares, e talvez também com mais distância ao solo.”

Ainda assim, Winkelmann afirma que “é cedo” para discutir sobre a tipificação do carro de forma detalhada e que não há uma decisão clara da montadora sobre as características do automóvel. De qualquer forma, um segundo modelo elétrico da Lamborghini já está nos planos, uma vez que a segunda geração do SUV Urus também será 100% movida a bateria.

“Após o carro híbrido, o Urus será completamente eletrificado”, disse o executivo sobre o utilitário, cuja versão elétrica deve ser lançada em 2029.

publicidade
Lamborghini Urus
Segunda geração do SUV Urus também será 100% movida a bateria (Imagem: Mike Mareen/Shutterstock)

Plataforma compartilhada com a Bentley

Embora Winkelmann tenha sido lacônico sobre a plataforma do carro, há rumores de que a Lamborghini possa utilizar a Artemis, adotada pela Bentley para seu SUV elétrico, como base. Isso porque a marca irmã também pretende produzir um modelo mais alto do que um GT ou um carro de passeio convencional. Ele também sugeriu que optar por um posicionamento crossover foi uma forma da Lamborghini manter o entusiasmo pela marca em outros segmentos.

“[O projeto] está avançando no sentido de que estamos decidindo este ano qual será o tipo do carro, e não apenas volume, preço e estilo da carroceria como seu conteúdo”, disse o CEO. “Se tudo estiver de acordo, vamos iniciar o projeto ainda no final desse ano.”

O último GT de quatro assentos lançado pela Lamborghini foi o Urraco, produzido entre 1972 e 1979. Desde então, os únicos carros com mais de dois lugares fabricados pela marca italiana foram o LM002, nos anos 80, e o utilitário Urus.

Via Autocar

Imagem: Tverdokhlib/Shutterstock

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!