Google Assistente permite que a resposta seja interrompida sem o “Ok Google”

O Google Assistente passa a permitir que a palavra “pare” interrompa a resposta por voz, mesmo sem o comando “OK Google”
Por André Fogaça, editado por Daniel Junqueira 26/01/2022 19h06, atualizada em 05/08/2022 12h04
Google Nest Audio (Imagem: divulgação/Google)
Google Nest Audio (Imagem: divulgação/Google)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google divulgou na última terça-feira (25) uma novidade muito importante para o Google Assistente: agora você pode pedir para a voz parar de falar. Já era possível impedir que a fala continuasse após o começo da resposta, mas agora o usuário não precisa mais emitir o comando “OK Google” para fazer a mesma coisa.

O Google Assistente é bastante importante para quando o usuário está com as mãos ocupadas e quer alguma resposta, como a previsão do tempo ou para descobrir a cotação do dólar para o dia. Um problema pode aparecer quando a fala do sistema é longa demais para o que você precisa.

Leia também:

Google Nest Audio (Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital)
Google Nest Audio, com Google Assistente (Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital)

Atualmente é possível pedir para que o Assistente pare de falar, bastando emitir a frase ativadora mais uma vez – o Ok Google. A partir de agora, o serviço de voz do gigante das buscas permite essa ação sem o comando secundário. Para que a resposta seja interrompida, basta o usuário dizer “pare”.

Google Assistente usava esse recurso, mas em outro lugar

Se você tem um dispositivo inteligente como uma tela ou então um smartspeaker como o Nest Mini, ou mesmo o Nest Audio, este recurso já existe para o despertador. Basta dizer “pare” e o som para acordar é interrompido na hora; um perigo para quem vira para o lado e continua dormindo, mas ao menos funciona.

Com a novidade desta semana, o comando passa a ser expandido para estar presente em mais momentos do dia. Eu tentei usar a palavra “pare” quando a resposta já estava sendo falada e a voz não foi interrompida. Muito provavelmente a atualização será liberada aos poucos para os usuários, como já acontece com updates em outros produtos do gigante das buscas.

Recentemente o Google Assistente recebeu uma opção extra para voz no Brasil, sendo identificada com cores vermelha e laranja, mas que no final das contas implementa uma resposta masculina ou feminina.

Via: Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.