O protótipo de carro voador Aircar, que vimos em junho de 2021 pelos céus da Eslováquia, recebeu um certificado de aeronavegabilidade pela Autoridade de Transporte do país eslovaco. Com isso, o veículo se aproxima mais ainda de sua produção.

Projetado pela Klein Vision, com sede em Nitra – quarta maior cidade da Eslováquia – o Aircar tem espaço para dois passageiros e é capaz de atingir velocidades próximas de 190 km/h e altitudes acima dos 2,4 mil metros. Com asas retráteis e uma grande cauda, o veículo se transforma de um carro em uma aeronave, em cerca de dois minutos e 15 segundos automaticamente.

publicidade

Leia também:

O Aircar é impulsionado por um motor a gasolina de 1,6 litros fabricado pela BMW e completou mais de 200 manobras de descolagem e aterragem. Foram mais de 70 horas de testes de voo compatíveis com os padrões da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

publicidade

Segundo a empresa, foi realizada uma gama de manobras de voo e desempenho com o carro voador, que “demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”. Os procedimentos de decolagem e pouso foram realizados mesmo sem a necessidade do piloto tocar nos controles de voo.

Voos mais altos do carro voador

Em seu primeiro voo no ano passado, o Aircar voou por 35 minutos entre os aeroportos internacionais das cidades eslovacas Nitra e Bratislava. A Klein Vision espera que o veículo possa voar de Londres a Paris em um futuro próximo.

publicidade

Há também um protótipo mais potente sendo trabalhado pela empresa, com um motor maior – de 300 cv – capaz de alcançar uma velocidade máxima estimada de quase 300 km/h e alcance de cerca de 1 mil km.

“A certificação de carros aéreos abre as portas para a produção em massa de carros voadores muito eficientes”, disse Stefan Klein, criador do veículo. O projeto ganhou apoio da empresa aeroespacial americana Boeing.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!