O primeiro carro elétrico da Bentley, empresa britânica de automóveis de luxo e GTs pertencente à Volkswagen, deve mesmo chegar em 2025. Reforçando essa possibilidade, está a informação de que o veículo será construído em sua fábrica na cidade de Crewe, Reino Unido.
A instalação emprega 4 mil pessoas e vai receber um investimento de £ 2,5 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento na próxima década. Tudo com foco particular na sustentabilidade.
Leia também:
- Bentley deve lançar seu último modelo com motor W12 (e poderá custar mais de R$ 15 milhões)
- Mini original será convertido em carro elétrico
- Lamborghini quer lançar primeiro modelo 100% elétrico em 2028
O CEO Adrian Hallmark informou a decisão ao site Autocar na quarta-feira (26/01). “Este foi um trabalho de três anos. Tivemos que consertar o básico e fazer a empresa funcionar”. Hallmark diz que a Bentley restaurou completamente a confiança do que pode entregar, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19.
Estratégia elétrica e sustentável da Bentley
As carrocerias sem pintura do próximo EV serão, no entanto, construídas na fábrica do Grupo Volkswagen em Hanover, na Alemanha, antes de serem enviadas para Crewe. O anúncio faz parte da estratégia “Beyond100” da Bentley, que foi lançada em 2020. Em seus planos, a montadora de luxo deverá se tornar exclusivamente elétrica e totalmente neutra em carbono até 2030.
A chamada “Bentley Dream Factory” tem como base incorporar conceitos de fabricação digital de última geração – além de ter um baixo impacto ambiental – nas operações da montadora. Para Hallmark, a Beyond100 é o plano mais ousado na história da Bentley e no segmento de luxo.
“É um roteiro ambicioso e confiável para a neutralidade de carbono de todo o nosso sistema de negócios, incluindo a mudança para veículos 100% elétricos em apenas oito anos“. O primeiro EV da Bentley pode ser baseado na arquitetura de veículos elétricos Artemis, da Volkswagen, que está atualmente em desenvolvimento por uma equipe liderada por engenheiros da Audi.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!