Um vídeo postado pela empresa chinesa de tecnologia eVTOL mostra sua aeronave Prosperity I fazendo a transição de voo vertical para horizontal no ar. O veículo está sendo preparado para voos de passageiros, buscando certificação do governo chinês e com planos concretos de se expandir para a Europa.
Recém-postado no YouTube, o vídeo mostra os rotores do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) realizando a transição. É possível notar as hélices parando, com o táxi aéreo da AutoFlight deslizando pelo ar logo em seguida:
Na legenda, a empresa sediada em Xangai aponta para as hélices dianteiras parando, permitindo que as traseiras comecem a conduzir o eVTOL para frente. “O vídeo completo deste voo de transição será lançado no início de fevereiro”, informa o post.
Leia também:
- Primeiro voo do eVTOL ultrassilencioso da Archer; assista
- Reservas do eVTOL pessoal Jetson One se esgotaram e produção em massa vai começar em breve
- eVTOL Eve-Senna: marca criada por Ayrton Senna faz parceria com Embraer para criar “carro voador”
Evoluindo dos drones
A AutoFlight evoluiu de uma empresa de drones de consumo chamada Yuneec, ambas fundadas por Tian Yu. Desde então, seus trabalhos avançaram do P&D para a fabricação de aeronaves reais, como seu veículo aéreo não tripulado (UAV) V50 White Shark.
O Prosperity I é uma prova de conceito baseada no táxi aéreo V1500M eVTOL da empresa, que completou sua viagem inaugural em outubro passado. Podendo transportar três passageiros além do piloto, seu peso de decolagem é de até 1.500 kg. A fuselagem de fibra de carbono carrega oito rotores de elevação em lanças gêmeas, que estão situadas com segurança acima da cabine, ao contrário de muitos concorrentes eVTOL.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!