No dia 2 de outubro deste ano, os brasileiros voltam às urnas eletrônicas para exercer o direito democrático de escolher presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Mas, muita gente acaba tendo dificuldades de encontrar o local de votação ao qual deve se dirigir e se confunde no dia.

Para não encarar problemas, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma ferramenta para que os eleitores encontrem não sua Zona e Seção Eleitoral, mostradas no título de eleitor, como também o endereço detalhado do local de votação. O processo já podia ser feito no portal do órgão, mas mudou um pouco com a atualização do mesmo. Além disso, os eleitores podem consultar o local de votação através do aplicativo e-Título.

publicidade

Leia mais:

Como consultar o local de votação pelo computador

  1. Entre no site tse.jus.br.
  2. Do lado direito, é possível ver um menu intitulado “Serviço ao Eleitor”. Nele, procure por “Local de Votação” e clique.
Imagem: Reprodução

3. Sem sair da página, o site vai mostrar o formulário de “Consulta ao local de votação”, onde o eleitor deve preencher ou o nome completo, ou o número do título de eleitor ou o CPF. Ainda é preciso adicionar o nome completo da mãe, caso conste, e a data de nascimento. Depois, aperte “Consultar”, no botão amarelo abaixo.

publicidade
Imagem: Reprodução

4 .Pronto! O site do TSE vai destacar se o eleitor ou eleitora já está com a biometria coletada, mostrar os dados de identificação, como CPF e nome, seguidos pelo domicílio eleitoral. Além de Zona e Seção, o local de votação é detalhado com o endereço.

Imagem: Reprodução

Como consultar pelo celular

  1. O processo no navegador do celular é bem parecido. Primeiro, é preciso acessar o site tse.jus.br e clicar em “Serviço ao Eleitor”.
Imagem: Reprodução

2. Quando o menu abrir, escolha “Local de votação”.

publicidade
Imagem: Reprodução

3. Assim como no computador, o formulário de “Consulta ao local de votação” vai aparecer. Nele, o eleitor deve preencher ou o nome completo, ou o número do título de eleitor ou o CPF. Ainda é preciso adicionar o nome completo da mãe, caso conste, e a data de nascimento. Depois, aperte “Consultar”, no botão amarelo abaixo.

Imagem: Reprodução

4. Os dados solicitados vão aparecer do mesmo jeito, com o endereço detalhado do local em que o eleitor precisa se dirigir.

publicidade
Imagem: Reprodução

Como consultar pelo aplicativo e-Título

  1. Pelo aplicativo e-Título, a consulta é bem mais simples, já que o eleitor muito provavelmente já está conectado. No menu inferior, há o botão “Onde votar”. Ele vai mostrar um mapa da seção eleitoral. Ao clicar em “Ver rotas”, o usuário pode, inclusive, ir até o aplicativo de mapas que tem instalado no aparelho celular e ver como ir de casa até o local.
Imagem: Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!