Após o participante Vinícius, do BBB 22, apresentar uma tosse seca e persistente durante mais de três dias, foram levantadas uma série de questões sobre os protocolos adotados pela Globo para evitar a entrada do vírus da Covid-19 na casa.

Antes do início do programa, três participantes testaram positivo para Covid-19: Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada. Por conta disso, a entrada dos três brothers na casa do BBB 22 foi adiada. Enquanto os outros 17 participantes entraram em 17 de janeiro, eles entraram somente no dia 20.

Primeiro eliminado do jogo, Luciano foi o diagnosticado com Covid-19. Crédito: Rede Globo/Divulgação

Um quarto caso ligado ao jogo foi confirmado no último dia 27 de janeiro. Apenas dois dias após ser eliminado do programa, o participante Luciano Estevan testou positivo para Covid-19. O catarinense não participou do programa “Fora da Casa”, do portal GShow.

De acordo com a TV Globo, o caso de Vinícius não é de Covid-19, mas apenas uma tosse. O participante foi medicado e está sendo acompanhado por médicos contratados pela emissora. “O Vinicius foi examinado, medicado, está bem e sendo acompanhado”, escreveu a emissora em nota enviada ao portal Metrópoles.

publicidade

Protocolos contra a Covid-19 no BBB

Desde a edição de 2020, em que os participantes receberam a notícia da pandemia com o programa já em andamento, a Globo conta com uma série de protocolos para evitar a disseminação do vírus. Antes do início do BBB 22, os participantes foram isolados em um hotel e testados periodicamente.

Além disso, é uma prerrogativa para participação no programa ter tomado pelo menos duas doses da vacina, por conta da pouca idade da maioria dos participantes, a dose de reforço não é cobrada. Outras medidas, que perduram desde 2020, seguem para a edição de 2022 do programa.

Leia mais:

No BBB 22, a plateia presente nos dias de eliminação segue suspensa por tempo indeterminado. Por conta do avanço da variante ômicron do vírus da Covid-19 no Brasil, os familiares e amigos dos participantes não devem retornar nesta edição.

Todos os produtos que são usados dentro da casa são higienizados e todas as pessoas da produção do programa que têm acesso à casa são testadas regularmente. Além disso, as equipes de produção foram reduzidas, o uso de máscaras é obrigatório para todos os profissionais que não aparecem no vídeo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!