Desde o dia primeiro de novembro de 2021, a Argentina decidiu reabrir gradualmente as suas fronteiras para o turismo. Apesar de dispensar o passaporte na imigração, saiba que é preciso cumprir algumas obrigações.

Para acabar com as dúvidas, preparamos um guia que lista o que é necessários para ingressar no país vizinho bem como normas específicas que ainda estão vigentes por conta da Covid-19.

publicidade

Documentos necessários para viajar

Como não é obrigatório ter um passaporte para entrar na Argentina, basta portar o documento de identidade, lembrando que o RG deve estar em bom estado de conservação.

Ainda que não existam regras que indiquem um prazo máximo de emissão do RG, é fundamental que a foto permita que você seja ao menos reconhecido pelos agentes migratórios. Se a foto gerar dúvidas, as autoridades podem solicitar outro documento oficial.

publicidade
Passaporte brasileiro, carteira de identidade, CPF e registro de eleitor em fundo branco
Uma saída é levar também um passaporte válido caso a sua identidade não esteja em boas condições. Imagem: Nagasima / Shutterstock.com

Vale ressaltar que outros documentos como a carteira de motorista (CNH), de trabalho e documento de reservista não são aceitos!

Outra dúvida comum é: precisa de visto para entrar na Argentina? A resposta que vale para os turistas é não. O período máximo de permanência é de até 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período se necessário. O visto só é obrigatório em caso de estudo ou trabalho.

publicidade

Tenha atenção ao documento utilizado no momento da entrada no país, caso use o RG, também será preciso apresentá-lo na saída para comprovar a data de ingresso no país.

Se exceder o prazo de permanência ou se não puder comprovar a data de ingresso, o turista está sujeito a receber uma multa

publicidade

Preciso de vacina para entrar na Argentina?

Sim, é preciso estar com as doses contra Covid-19 em dia pelo menos 14 dias antes de viajar. A partir do dia 29 de janeiro, foi liberada a entrada de turistas brasileiros sem a necessidade de testes, desde que o viajante apresente o seu comprovante de vacinação. A comprovação pode ser feita pelo aplicativo ConecteSUS.

Para os menores de idade sem a vacinação completa, não será preciso cumprir a quarentena. A diferença é que nesta faixa etária, ainda é preciso realizar em até 72 horas antes da viagem o teste que comprova que o turista não está infectado (menores de seis anos estão isentos de apresentar teste negativo).

Além disso, não há obrigatoriedade de outras vacinas.

E os não vacinados contra Covid-19?

Os não vacinados deverão cumprir todos os requisitos: o teste negativo, quarentena e seguro de saúde, além de apresentar um certificado médico que comprove a isenção da necessidade de se vacinar contra a doença.  O documento deve ter certificação do consulado argentino.

Por fim, também é obrigatório para todos preencher uma declaração juramentada, um formulário que deve ser preenchido pela internet em até 48 horas antes do embarque. O documento está disponível no site do governo argentino.

Precisa de seguro de viagem?

Um dos compromissos que todo viajante assume na declaração juramentada é justamente contar com um seguro de viagem “com cobertura para covid-19”.

Segundo o Itamaraty, se a cobertura não for mencionada na apólice, o seguro é inválido e o turista, inclusive, pode ser barrado na imigração.

Dentre outras obrigações que devem ser observadas em relação à Covid-19 estão:

  • Não viajar se tiver sintomas, mesmo que esteja vacinado;
  • Se esteve fora do Brasil por menos de 14 dias antes da viagem, verifique se o local de origem está entre os permitidos a ingressar na Argentina;

Outras dicas importantes:

  • Leve comprovantes de passagem de volta e outros documentos que comprovem que você tem condição financeira de arcar com os custos da viagem, como extratos bancários e dinheiro em espécie, por exemplo;
  • Tenha também o comprovante de reserva de hospedagem.

Veja também

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!