Quem viu a Foto Astronômica do Dia (APOD) da NASA nesta terça-feira (8), pode contemplar uma gélida e belíssima paisagem nórdica mostrando o céu estrelado por trás de uma intensa aurora boreal e, ao mesmo tempo, os pilares de luz da cidade de Kautokeino, na Noruega. Mas certamente, ninguém imaginou que essa paisagem nada tropical foi registrada por um brasileiro, o carioca Alexandre Correia. 

Alex Correia, como gosta de ser chamado, é natural do Rio de Janeiro, mas mora na Holanda e se encantou pela beleza das auroras boreais. Na verdade, Alex confessa que se tornou “viciado” no fenômeno desde 2013, quando viu uma pela primeira vez em Svalbard, na Noruega. Desde aquela noite, ele começou a praticar astrofotografia e procura acompanhar as auroras boreais todos os anos. 

Alexandre Correia na divisa da Suécia com a Finlândia. Imagem: Arquivo pessoal

Para satisfazer seu “vício”, Alex, e sua esposa Natália, viajam constantemente para a Islândia e para a Lapônia, uma região no extremo norte da Escandinávia que abrange parte da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. E foi numa dessas viagens, quando visitaram a comuna norueguesa de Kautokeino em dezembro passado, que Alex registrou a imagem escolhida como Foto Astronômica do Dia pela NASA. 

Naquela noite, em 6 de dezembro, as auroras estavam belíssimas. Alex conta que estavam até mais intensas alguns minutos antes, mas com temperaturas entre -37 °C e sensação térmica de -41 °C . 

publicidade

“Quando eu resolvi voltar para onde estava hospedado, eu percebi as luzes da cidade faziam um contraste bem interessante, uma composição de dois fenômenos ao mesmo tempo, parecia algo de filme de ficção-científica. Resolvi fotografar incorporando um super vilão da Marvel“, completa Alex, que acabou também participando da composição da foto. 

O resultado é essa belíssima imagem que mostra o verde intenso das auroras boreais contrastando com os pilares de luz da cidade e o céu estrelado ao fundo. Com justiça, escolhida pela NASA como Foto Astronômica do Dia desta terça-feira, 08 de fevereiro.

Imagem do brasileiro publicada pela NASA – Imagem: Reprodução / apod.nasa.gov

Na explanação da imagem, os astrônomos da NASA escreveram:

“Qual metade deste céu é a sua favorita? À esquerda, o céu noturno é iluminado por partículas expelidas do Sol que mais tarde colidiram com a atmosfera superior da Terra criando auroras brilhantes. À direita, a noite brilha com as luzes no solo refletidas por milhões de minúsculos cristais de gelo caindo do céu e criando pilares de luz. E no centro, o astrofotógrafo apresenta suas escolhas. Os pilares de luz são colunas verticais porque os cristais de gelo flutuam preferencialmente paralelos ao chão, e suas cores são as das luzes no solo. As auroras cobrem o céu e o solo com o tom verde do oxigênio brilhante, enquanto sua transparência é clara porque você pode ver as estrelas através delas. Estrelas distantes pontilham o fundo, incluindo estrelas brilhantes da icônica constelação de Órion. A imagem em destaque foi capturada em uma única exposição há dois meses perto de Kautokeino, na Noruega.”

Alex (à esquerda) e sua esposa, Natália (à direita) enfrentando o frio para registrar as auroras boreais na Lapônia, na mesma noite em que registraram a foto escolhida pela NASA Imagem: Alex Correia 

As fotos daquela noite valeram a viagem e o frio enfrentado por Alex e Natália para registrar as auroras. Entretanto, a escolha da NASA surpreendeu Alex Correia. Foi um amigo norueguês quem indicou a foto dele à NASA dizendo que poderia ser algo interessante, mas o fotógrafo não esperava que ela fosse escolhida até receber um email deles pedindo maiores detalhes sobre a captura. “Fiquei muito empolgado e sentindo que tinha tirado uma boa foto”, destaca Alex, que de fato, fez não só uma boa foto. Fez a Foto Astronômica do Dia da NASA!

Para quem quiser conhecer um pouco mais do seu trabalho, Alex mantém dois perfis no Instagram, onde posta as fantásticas imagens de suas viagens à Islândia (@ivebeentoiceland) e à Lapônia (@ivebeentolapland). Já Natália conta as aventuras de suas viagens em seu blog Vivendo na Zoropa. Vale a pena conferir!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!