Bill Gates e Melinda French anunciaram em maio deste ano a separação após 27 anos de casamento, que envolveu grandes polêmicas e muito trabalho social na fundação filantrópica mantida pelo agora, ex-casal.

Nesta terça-feira (3), o portal The Verge anunciou que o divórcio é oficial. O juiz decretou que, de fato ambos não estão mais ligados matrimonialmente. No entanto, a relação entre os dois ainda segue dando o que falar, seja pela divisão da fortuna do bilionário, ou pelo futuro da Fundação Bill e Melinda Gates.

Bill Gates e Melinda French em uma arquibancada
É oficial: Bill Gates e Melinda French assinam o divórcio. Imagem: Redes sociais

Por ora, sabe-se apenas que ficou decido que ambos não mudaram seus sobrenomes, ou seja, Melinda continuará carregando “Gates” em seu nome, apesar de já estar utilizando seu sobrenome de solteira, “French”.

Fortuna do ex-casal Gates

Sem dúvidas, o que deixa as pessoas mais curiosas sobre a separação do casal é o futuro dos bens adquiridos em quase 30 anos de matrimônio. Atualmente, Bill Gates ocupa o posto de quarto homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 151 bilhões – cerca de R$ 775,7 bilhões, na atual conversão.

publicidade

A separação do casal foi assinada em Washington, nos Estados Unidos, onde todos os bens acumulados durante o casamento são divididos igualmente entre o casal, o que tornaria Melinda uma das mulheres mais ricas do mundo.

Porém, o divórcio está seguindo um acordo contratual que não foi especificado para a imprensa, então ninguém sabe ainda como os bens serão divididos.

Leia também!

Fundação Bill e Melinda Gates

A instituição filantrópica mantida pelo casal, com certeza, é a que sofreu mais impactos desde o anúncio da separação. Inicialmente, ambos afirmaram que nada mudaria e que o trabalho seguiria igual.

No entanto, a prática foi completamente diferente e funcionários da fundação chegaram a demostrar abertamente estarem muito preocupados com os próximos passos.

Fundação filantrópica de Bill Gates e Melinda French
Bill Gates e Melinda French seguem na presidência da instituição filantrópica. Imagem: FocusFantastic/Shutterstock

Recentemente, o bilionário Warren Buffett, que serviu como conselheiro durante anos à fundação de Gates e Melinda, deixou o posto. O motivo da saída não foi não foi comunicado, mas é especulado que o investidor de 90 anos se viu em uma saia justa após o divórcio do casal, que ocupa as outras duas únicas cadeiras do conselho.

Gates e Melinda seguirão como copresidentes da instituição, cargo que ocupam há cerca de 20 anos. No entanto, são estudadas contratações de diretores externos e a criação de um novo conselho para garantir a estabilidade e fortalecer a sustentabilidade da fundação.

Para garantir o sucesso da instituição, o ex-casal firmou um plano de contingência. O acordo prevê que, se dentro de dois anos Gates e Melinda não conseguirem continuar trabalhando juntos, ela renunciará seu cargo de copresidente e curadora.  

Caso isso realmente aconteça, a filantropa receberá recursos pessoais de Gates (separados do financiamento destinado à fundação) para seguir com seu próprio trabalho filantrópico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!