Tesla sofre investigação por ‘exagerar na capacidade de quilometragem’ de alguns veículos

Segundo a KFTC, a Tesla está sob investigação por exagerar na capacidade de quilometragem de alguns veículos em suas propagandas
Por Gabriel Sérvio, editado por Karoline Albuquerque 15/02/2022 10h40, atualizada em 15/02/2022 11h41
Volante de um carro Tesla: produção deverá dobrar em 2022
Imagem: Christopher Lyzcen/Shutterstock
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A Tesla, a montadora de carros elétricos do bilionário Elon Musk, está sofrendo uma nova investigação, desta vez na Coreia do Sul. Segundo a Comissão de Comércio Justo do país (Korea Fair Trade Commission, ou KFTC), a empresa está “exagerando na capacidade de quilometragem” de alguns veículos em suas propagandas.

Os reguladores confirmaram a informação nesta terça-feira (15). Segundo a Reuters, a KTFC realizará uma reunião interna para decidir quais sanções serão aplicadas contra a montadora.  

Tesla Model 3 Standard Range Plus em uma estrada de montanha com árvores ao fundo e tempo nublado
Tesla Model 3 foi um dos modelos citados pelos reguladores. Imagem: Flymee Drone/Shutterstock

O portal asiático Yonhap informou nesta segunda-feira (14) que as autoridades enviaram um documento solicitando uma revisão por parte da Tesla sobre as suas alegações. Um dos carros citados no documento foi o Model 3, que, segundo a fabricante, pode percorrer cerca de 528 quilômetros com uma única carga.

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Tesla não levou clima em consideração

A questão é: a KFTC indica que a Tesla não avaliou questões climáticas antes de divulgar o desempenho das baterias. O órgão aponta que a autonomia pode diminuir se as temperaturas estiverem abaixo de zero, por exemplo.

O clima mais frio pode reduzir a capacidade da carga de um veículo elétrico em torno de 20%, segundo os dados de um levantamento realizado pelo Consumer Reports. 

Segundo o estudo, as temperaturas congelantes diminuem as reações químicas que acontecem nas células, na prática, isso significa que o veículo em questão precisa de mais energia para conseguir otimizar a temperatura interna das baterias.

Até o momento da publicação, a Tesla ainda não emitiu um comunicado sobre o caso.

Via: Reuters

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital