A Tesla, a montadora de carros elétricos do bilionário Elon Musk, está sofrendo uma nova investigação, desta vez na Coreia do Sul. Segundo a Comissão de Comércio Justo do país (Korea Fair Trade Commission, ou KFTC), a empresa está “exagerando na capacidade de quilometragem” de alguns veículos em suas propagandas.

Os reguladores confirmaram a informação nesta terça-feira (15). Segundo a Reuters, a KTFC realizará uma reunião interna para decidir quais sanções serão aplicadas contra a montadora.  

Tesla Model 3 Standard Range Plus em uma estrada de montanha com árvores ao fundo e tempo nublado
Tesla Model 3 foi um dos modelos citados pelos reguladores. Imagem: Flymee Drone/Shutterstock

O portal asiático Yonhap informou nesta segunda-feira (14) que as autoridades enviaram um documento solicitando uma revisão por parte da Tesla sobre as suas alegações. Um dos carros citados no documento foi o Model 3, que, segundo a fabricante, pode percorrer cerca de 528 quilômetros com uma única carga.

Leia mais:

publicidade

Tesla não levou clima em consideração

A questão é: a KFTC indica que a Tesla não avaliou questões climáticas antes de divulgar o desempenho das baterias. O órgão aponta que a autonomia pode diminuir se as temperaturas estiverem abaixo de zero, por exemplo.

O clima mais frio pode reduzir a capacidade da carga de um veículo elétrico em torno de 20%, segundo os dados de um levantamento realizado pelo Consumer Reports. 

Segundo o estudo, as temperaturas congelantes diminuem as reações químicas que acontecem nas células, na prática, isso significa que o veículo em questão precisa de mais energia para conseguir otimizar a temperatura interna das baterias.

Até o momento da publicação, a Tesla ainda não emitiu um comunicado sobre o caso.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!