A página inicial do Google para desktops é um dos locais com interface mais limpa em toda a internet, fornecendo aos usuários, principalmente, a boa e velha barra de pesquisa, que é uma verdadeira porta para o mundo. Porém, a empresa está estudando adicionar uma série de widgets à sua homepage.

Entre as novidades, que devem aparecer na parte inferior da página inicial do Google, incluem seis cartões, que são: clima, com um ícone com a condição climática atual e a previsão do tempo para os próximos três dias; “trends”, com os itens mais pesquisados no momento, em conjunto com a contagem de pesquisa;

publicidade

“O que assistir”, que deve contar com programas e filmes, incluindo a capa; “ações/mercados”, com o gráfico do dia de ativos financeiros; eventos locais, com data e local e notícias sobre a Covid-19. Esses dados serão fornecidos com base em localização e comportamento anterior de pesquisa.

Cartões serão expansíveis

Cartões serão expansíveis e vão redirecionar para uma página sobre o tema na web. Crédito: 9to5Google/Reprodução

Ao tocar em um dos cartões da página inicial, o Google retornará o resultado completo da web sobre aquele cartão. Dentro dos seis temas descritos, serão exibidos diversos cartões, mas a quantidade exata dependerá do tamanho da tela, não há como rolar ou ver mais sem expandir a janela fisicamente.

publicidade

A novidade já chegou para alguns usuários selecionados de maneira aleatória. Isso dá a entender que a nova página inicial do Google ainda está em período de testes, mas que deve chegar a todos os usuários em algum momento.

Leia mais:

publicidade

Discover para desktops

A nova página inicial é mais uma tentativa do Google de facilitar o acesso dos usuários a determinados gadgets, algo que já havia sido feito com o Google Discover. A ferramenta é um sucesso nos dispositivos móveis, contudo, ainda não havia recebido uma contraparte para desktops.

Com a nova página inicial, o Google faz um movimento importante para aproximar a experiência de uso do site em dispositivos móveis e desktops. Porém, é possível que alguns usuários se incomodem ao ver sua boa e velha página de pesquisa mais “poluída” do que ela é hoje.

publicidade

Via: 9to5Google

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!