Nesta segunda-feira (21), o Projeto Telescópio Virtual, serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, fará uma transmissão ao vivo do asteroide 1999 VF22, que passará com segurança pela Terra. A live começa a partir das 19h EST (21h, pelo horário de Brasília), na WebTv do projeto e no canal oficinal no YouTube.

O Projeto Telescópio Virtual capturou esta imagem do asteroide 1999 VF22 no último dia 11 de fevereiro. Imagem: Virtual Telescope Project

“O Projeto Telescópio Virtual mostrará ao vivo, online, pouco antes do momento da passagem. Dessa forma, você pode participar da jornada a partir do conforto de sua casa”, disse o fundador Gianluca Masi em um comunicado.

publicidade

De acordo com o Banco de Dados de Pequenos Corpos do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, o asteroide foi descoberto pelo Catalina Sky Survey, em 1999. A agência tem uma ordem do Congresso para procurar rochas potencialmente perigosas para a Terra, e, pelo menos até agora, ainda não encontrou ameaças iminentes após décadas de buscas criteriosas.

Leia mais:

publicidade

O que faz um asteroide ser potencialmente perigoso?

São considerados “Objetos Potencialmente Perigosos” (PHOs, na sigla em inglês) quaisquer objetos, sejam asteroides ou cometas, cuja órbita intersecte a da Terra a uma distância mínima de 7,5 milhões de quilômetros (19,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua) e tenham um diâmetro de cerca de 140 metros ou mais.

Com um tamanho estimado de 310 metros de diâmetro, embora 1999 VF22 se enquadre na categoria dos “potencialmente perigosos”, ele passará relativamente longe do nosso planeta. Sua aproximação maior será de cerca de 5,4 milhões de km, o equivalente a 14 vezes a distância média da Terra à Lua, de acordo com Masi.

publicidade

Segundo o EarthSky, esse asteroide orbita o Sol a cada 1,5 anos. Ainda de acordo com o site, os astrônomos também estão usando a Antena de Radar Goldstone, na Califórnia, para observar a rocha espacial entre 19 e 24 de fevereiro.

Masi também capturou uma imagem do asteroide no último dia 11, usando um telescópio de 17 polegadas da PlaneWave. “Durante o tempo de exposição da imagem, o asteroide estava se aproximando da Terra a uma distância de 35 milhões de km”, disse ele.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!