Paleontólogos e geólogos da França, dos EUA e da Turquia, liderados por pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), descobriram a existência de um continente esquecido que eles batizaram de Balkanatólia. O nome se deve ao fato de que, hoje, a área cobre as penínsulas balcânica (no sudeste da Europa) e a anatoliana (uma protrusão ocidental da Ásia). 

Segundo os pesquisadores, antes habitada por uma fauna altamente específica, a região permitiu que mamíferos da Ásia migrassem para a Europa há 34 milhões de anos. Essas descobertas serão publicadas no volume de março da Earth Science Reviews.

Mapa mostrando Balkanatólia há 40 milhões de anos e nos dias atuais. Crédito: Alexis Licht & Grégoire Métais

Colonização de mamíferos da Ásia levou a uma renovação da fauna da Europa Ociental

Durante milhões de anos, na Era do Eoceno (55 a 34 milhões de anos atrás), a Europa Ocidental e a Ásia Oriental formaram duas massas de terra distintas com faunas de mamíferos muito diferentes: as florestas europeias abrigavam fauna endêmica, como Palaeotheres (um grupo extinto distantemente relacionado aos cavalos atuais, mas mais parecido com as antas), enquanto a Ásia era povoada por uma fauna mais diversificada, incluindo as famílias de mamíferos encontradas hoje em ambos os continentes.

Imagem: Morphart Creation – Shutterstock

Há cerca de 34 milhões de anos, a Europa Ocidental foi colonizada por espécies asiáticas, levando a uma grande renovação da fauna de vertebrados e à extinção de seus mamíferos endêmicos, um evento repentino chamado “Grande Coupure“. No entanto, fósseis encontrados nos Balcãs apontam para a presença de mamíferos asiáticos no sul da Europa muito antes do Grande Coupure, sugerindo colonização anterior.

publicidade

Agora, a equipe liderada por pesquisadores do CNRS chegou a uma explicação para esse paradoxo. Para isso, eles revisaram descobertas paleontológicas anteriores, algumas das quais datam do século 19, reavaliando sua datação à luz dos dados geológicos atuais. 

Leia mais:

Continente Balkanatólia teria existido há 50 milhões de anos

A revisão revelou que, durante grande parte do Eoceno, a região atualmente correspondente aos Bálcãs e à Anatólia abrigava uma fauna terrestre homogênea, mas distinta das identificadas na Europa e no leste da Ásia. Essa fauna exótica incluiu, por exemplo, marsupiais de afinidade sul-americana e Embrithopodas (grandes mamíferos herbívoros semelhantes a hipopótamos) encontrados anteriormente na África. A região deve, portanto, ter sido uma única massa de terra, separada dos continentes vizinhos.

Eles também descobriram um novo depósito fóssil na Turquia (Büyükteflek) datado de 38 a 35 milhões de anos atrás, que rendeu mamíferos cuja afinidade era claramente asiática, e são os mais antigos descobertos na Anatólia até agora. Foram encontrados fragmentos de mandíbulas pertencentes a Brontotheres, animais semelhantes a rinocerontes grandes que morreram no final do Eoceno.

Todas essas informações permitiram à equipe delinear a história desse terceiro continente eurasiano, encravado entre Europa, África e Ásia. Para a equipe, Balkanatólia, que já existia há 50 milhões de anos e tinha uma fauna única, mas foi colonizado há 40 milhões de anos por mamíferos asiáticos como resultado de mudanças geográficas que ainda não foram totalmente compreendidas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!