Mais um surpreendente conjunto de imagens do solo de Marte foi captado pela missão Curiosity. Divulgadas na sexta-feira (25), as fotos são de um objeto que parece uma pequena “flor” nascida na superfície do planeta vermelho. A equipe do rover relatou que a descoberta tem estruturas delicadas, tendo se formado por minerais precipitados de água.

Não é a primeira vez que o robô da Nasa, que explora o planeta há quase uma década, vê esse tipo de formação, chamada de “aglomerado de cristais diagenéticos”. Diagenética significa a recombinação ou rearranjo de minerais, e essas características consistem em aglomerados tridimensionais cristalizados, provavelmente feitos de uma combinação de minerais.

A cientista da Nasa Abigail Fraeman, vice-diretora da missão Curiosity, disse no Twitter que as formações vistas anteriormente eram de sulfatos — sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico.

Análises de características anteriores como esta encontradas em Marte demonstram que, originalmente, a estrutura foi criada dentro de uma rocha, que foi corroída ao longo do tempo. Esses aglomerados minerais, no entanto, parecem ser resistentes à erosão.

publicidade

Leia mais:

Outras missões robóticas já encontraram formações parecidas em Marte

Outro nome para essas características é “concreção”. Em 2004 o rover Opportunity, da Nasa, descobriu concreções minerais no solo marciano que foram carinhosamente apelidadas de “mirtilos”, já que eram pequenas e redondas. 

Já a nova concreção descoberta foi batizada de “Blackthorn Salt” (algo como Sal de Espinheiro Negro, em tradução livre). Eles usaram o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do rover para capturar essas imagens de enquadramento fechado.

Em 2013, o Curiosity já havia encontrado outra cristalização mineral em forma de flor. Antes, em 2008, o rover Spirit detectou formações semelhantes, que foram apelidadas de “couve-flor”  devido às suas protuberâncias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!