Durante o Mobile World Congress (MWC), a Qualcomm anunciou seu novo modem Snapdragon x70, uma evolução no conhecido modelo x65 de 2021 e que traz capacidades de inteligência artificial (IA) e promete se conectar a todas as bandas 5G.

O x70 não é o primeiro a usar da IA para aprimorar seus recursos, mas a aplicação de um processador 5G dedicado é o primeiro de seu tipo em um produto desses – ao menos, segundo a fabricante estadunidense.

publicidade

Leia também

Novo modem para smartphones, o Qualcomm Snapdragon x70 quer garantir que a conexão do seu smartphone à internet seja forte e robusta independente de onde você estiver
Novo modem para smartphones, o Qualcomm Snapdragon x70 quer garantir que a conexão do seu smartphone à internet seja forte e robusta independente de onde você estiver (Imagem: Qualcomm/Divulgação)

De acordo com as informações divulgadas pela Qualcomm, o Snapdragon x70 opera em faixas que vão desde 600 MHz (megahertz) a 41 GHz (gigahertz). Em tese, isso permite que smartphones que o tenham equipado em suas configurações possam usar a quinta geração de velocidade de internet móvel em todos os espectros.

publicidade

Explicando: as faixas de frequência 5G são variadas, e nem todas têm suporte em certos países. Até o iPhone 12, por exemplo, havia uma preocupação de que o 4G e 5G dos EUA (onde o aparelho é fabricado) funcionaria da mesma forma aqui no Brasil. No melhor cenário, você teria uma velocidade abaixo da capacidade máxima do aparelho. No pior, você sequer poderia se conectar. Felizmente, o aparelho da geração passada (e todas as posteriores) da Apple opera em todas as bandas suportadas aqui, incluindo a banda 1 (2.100 MHz), a 3 (1.800 MHz), a 7 (2.600 MHz) e, mais importante, a 28 (700 MHz).

Com o novo modem da Qualcomm, porém, a ideia é que essa preocupação vire coisa do passado, permitindo que você se conecte com o máximo de velocidade e estabilidade de conexão, independente de onde esteja.

publicidade

O processador específico do novo modem não apenas dá suporte, como faz a seleção automática da melhor banda disponível, usando tecnologia de machine learning para assegurar que a conexão tenha uma qualidade estável e, segundo promete a Qualcomm, robusta.

E o Snapdragon x70 é rápido também, segundo suas informações técnicas: diz a Qualcomm que ele pode fazer seu smartphone atingir velocidades de download de até 10 Gbps (gigabits por segundo). Evidentemente, muito disso vai depender da sua operadora, do plano contratado e diversos outros fatores que o novo produto não controla. Entretanto, é interessante ver que ao menos o suporte a todo esse volume já exista.

publicidade

Smartphones com o Snapdragon x70 instalado de fábrica devem começar a aparecer ao final de 2022. A empresa não divulgou nenhum modelo específico ou fabricante que já estaria trabalhando com a nova tecnologia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!