No último dia 24 de fevereiro, a fabricante chinesa Oppo lançou seu novo smartphone – o flagship Find X5 Pro -, confirmando que o aparelho terá suporte à recarga rápida de 80W. Hoje (28), durante a sua apresentação no Mobile World Congress (MWC), a empresa revelou um novo carregador portátil de 150W do seu já conhecido sistema SuperVOOC, inaugurando a linha de acessórios compatíveis com o novo celular.

De acordo com os testes apresentados pela empresa, um smartphone com bateria de 4.500 mAh foi de 1% a 50% de carga em apenas cinco minutos – para chegar a 100% da capacidade, foram necessários apenas 15 minutos (dispositivo ligado, porém em modo avião).

Leia também

O sistema SuperVOOC é proprietário – a Oppo tem mais de três mil patentes sobre ele, sendo 1.786 já aprovadas e confirmadas -, mas o novo carregador tem compatibilidade com entrega de energia via USB e protocolos PPS. Em termos práticos, sistemas que podem ser encontrados em celulares, notebooks e aparelhos eletrônicos em geral.

publicidade

A saúde da bateria também foi detalhada pela Oppo, que revelou a presença de dois sistemas distintos: o primeiro – chamado Battery Health Engine – consiste de um chip exclusivo de gerenciamento, capaz de reter até 80% da capacidade original da célula depois de 1,6 mil ciclos completos (o dobro da média de 800 ciclos em aparelhos similares).

Comparativo mostra o novo carregador SuperVOOC da Oppo, em comparação com a versão antiga de 60W
O novo carregador SuperVOOC da Oppo, em comparação com a versão antiga de 60W, não difere muito em design e tamanho, porém entrega mais que o dobro da capacidade (Imagem: Oppo/Divulgação)

O outro sistema é um algoritmo intitulado Smart Battery Health, que monitora o pólo negativo da bateria em busca de “lítio morto”, um problema onde íons de lítio acabam presos e se tornam incapazes de transmitir cargas elétricas (é por causa deles que a vida útil da bateria é reduzida).

Ironicamente, o primeiro smartphone a fazer uso do carregador SuperVOOC de 150W não é um da Oppo, mas sim um smartphone que a OnePlus pretende lançar entre março e abril de 2022.

Vale lembrar que a Oppo também já confirmou estar trabalhando em um sistema de 200W para seus carregadores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!