Cofundador da Ethernet, David Boggs morre aos 71 anos

Flavia Correia01/03/2022 20h05, atualizada em 09/12/2022 16h30
david-boggs-ethernet
Imagem: Robert Garner - The New York Times
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A tecnologia da informação perdeu um dos principais nomes de sua história: David Boggs, pesquisador pioneiro de computadores da Xerox PARC, mais conhecido por ter coinventado o padrão de conexão Ethernet PC, usado para conectar PCs próximos a outros computadores, impressoras e à Internet – por meio de conexões com e sem fio.

David Boggs, pai da Ethernet, morreu em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Imagem: Robert Garner – The New York Times

De acordo com o jornal The New York Times, Boggs, que estava com 71 anos, morreu em decorrência de uma insuficiência cardíaca no último dia 19.

Localizado em Palo Alto, na Califórnia, o laboratório de pesquisa Xerox PARC desenvolveu grande parte da tecnologia de PC que temos hoje, como a interface gráfica do usuário, mouse e processador de texto.

Boggs se juntou à equipe em 1973 e começou a trabalhar com o pesquisador Bob Metcalfe em um sistema para enviar informações de e para o computador do laboratório. Em cerca de dois anos, eles projetaram a primeira versão da Ethernet, um link que podia transmitir dados a 2,94 Mbps por meio de um cabo coaxial. “Ele era o parceiro perfeito para mim”, declarou Metcalfe ao NYT. “Eu era mais um artista conceitual, e ele era o engenheiro de construção de hardware por trás”.

Leia mais:

Ethernet fez tanto sucesso que nunca foi superada por outra tecnologia

A Ethernet venceu as tecnologias concorrentes para conexões próximas graças à sua inteligente tecnologia de pacotes. Isso permitiu que os dados fossem enviados por fios ou sem fio, permanecendo funcionando mesmo que alguns pacotes fossem perdidos.

Dessa forma, a Ethernet tornou-se o protocolo padrão para dispositivos com fio nos anos 80 e é a tecnologia fundamental usada para WiFi que se proliferou pela primeira vez na década de 1990.

Quase 50 anos já se passaram desde a primeira versão projetada por Boggs e Metcalfe, e a Ethernet nunca foi substituída por outra tecnologia, sendo presente em quase todos os dispositivos digitais. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.