Um vídeo que está viralizando nas redes sociais moradores da cidade de Enerhodar, na Ucrânia, se unindo para impedir a entrada de tropas do exército Russo no local. Não há informações sobre quantas pessoas participaram da ação na manhã desta quarta-feira (2). 

A cidade abriga a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior de toda a Europa. Além das pessoas, carros e caminhões também foram colocados na estrada para bloquearem a passagem dos veículos militares. 

Leia mais:

“Transmitimos a posição de nossa cidade e seus moradores de que a ZNPP [Zaporizhzhia] está sob proteção confiável, que seus trabalhadores e moradores de Enerhodar estão sob bandeiras ucranianas”, disse o prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, no Facebook.

publicidade

A Rússia afirmou para a  Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que mantém o controle das áreas ao redor da usina. No entanto, a Ucrânia alega que mantém o controle de todas as usinas nucleares do país e que elas seguem operando normalmente.

Guerra entre Rússia e Ucrânia

Desde quando o presidente russo, Vladimir Putin, resolveu autorizar operações militares na Ucrânia, na última quinta-feira (24), o país eurasiático tem sofrido uma série de sanções de outros países e entidades internacionais. 

Com a intensificação da ofensiva russa à Ucrânia, o número de retaliações tem crescido na mesma medida que as forças militares da Rússia penetram o território ucraniano. Países como Estados Unidos, Reino Unido, membros da União Europeia, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Taiwan já romperam relações com a Rússia e empresas do país.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!