Desde quando o presidente russo, Vladimir Putin, resolveu autorizar operações militares na Ucrânia, na última quinta-feira (24), o país eurasiático tem sofrido uma série de sanções de outros países e entidades internacionais. Entre as punições, estão algumas aplicadas por gigantes da tecnologia, como Google e Meta.

Com a intensificação da ofensiva russa à Ucrânia, o número de retaliações tem crescido na mesma medida que as forças militares da Rússia penetram o território ucraniano. Países como Estados Unidos, Reino Unido, membros da União Europeia, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Taiwan já romperam relações com a Rússia e empresas do país.

Leia mais:

Até mesmo empresários com ligação com o presidente Vladimir Putin foram pressionados a deixar organizações que presidiam e contratos de patrocínio com empresas russas foram rompidos. O Olhar Digital preparou uma lista com as principais sanções que a Rússia já sofreu em diferentes campos.

publicidade

Impactos econômicos

Já no primeiro dia após a invasão à Ucrânia, as primeiras sanções às empresas russas fizeram com que a bolsa de valores de Moscou caísse mais de 50%, para apenas 611 pontos. Além disso, o rublo, a moeda russa, tem caído vertiginosamente frente ao dólar e ao euro.

Os bancos da Rússia foram instituições que sofreram bastante com as sanções impostas pelas principais potências do ocidente. O maior golpe foi a ameaça de exclusão das instituições financeiras russas, incluindo o Banco Central do país, do sistema SWIFT, o que bloqueia a operação dessas instituições globalmente.

No momento, o sistema Swift aguarda apenas por algumas informações sobre quais bancos devem ser desconectados do sistema global de pagamentos. A lista consolidada dos bancos que devem ser excluídos do Swift deve ser divulgada pelo Conselho dos Estados da UE já nos próximos dias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!