A Fiat apresentou nesta quinta-feira (3) o e-Ulysse, que marca o retorno da fabricante ao segmento de minivans. Batizado em homenagem ao projeto homônimo realizado em parceria com a PSA, que foi descontinuado em 2010, o novo carro é o segundo 100% elétrico da Fiat depois do New 500 e chegará às concessionárias da Europa em maio deste ano.

Na esteira do original, o Fiat e-Ulysse apresenta uma carroceria com linhas suaves, sendo descrito pela montadora como “o veículo ideal para serviços de transporte como ônibus VIP”. O modelo está disponível nas variantes padrão (4,96 m de comprimento) e longa (5,31 m) e traz de fábrica uma bateria de 50 kWh, que oferece alcance de até 230 km no ciclo WLTP — há uma opção que atualiza a autonomia para 330 km com a substituição por uma bateria de 75 kWh.

publicidade

Discreto no desempenho, o motor elétrico da minivan produz 134 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque. Isso o torna um pouco lento — o sprint de 0 a 100 km/h demora 13,5 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h —, embora compense na velocidade de carregamento; com capacidade de recarga de 100 kW, a bateria de 50 kWh, por exemplo, recebe 80% em apenas 30 minutos.

Fiat e-Ulysse
Fiat/Divulgação

Espaço interno versátil permite “sala de estar” para os passageiros

O e-Ulysse também se destaca pela versatilidade. Na versão com oito lugares, o motorista pode compor o arranjo dos assentos em 12 configurações diferentes. O número sobe para 16 na versão com sete lugares, apelidada de “sala de estar” pela Fiat.

publicidade

Bancos intermediários e traseiros também foram instalados sob trilhos para fácil remoção e é possível, por exemplo, virar os assentos de frente para o outro e dispor uma mesa dobrável. Com todos os bancos em seus devidos lugares, há 4.200 litros de espaço de carga disponível. Já na versão longa, a capacidade pula para 4.900.

O modelo conta ainda com um teto solar panorâmico de vidro e bancos de couro na frente com função de massagem.

publicidade
Fiat e-Ulysse
Fiat/Divulgação

Fiat e-Ulysse traz ampla gama de sistemas de assistência ao motorista

A Fiat traz ainda no e-Ulysse um sistema de controle climático tri-zone e tela de infoentretenimento de 7”. No novo modelo, a fabricante italiana oferece uma ampla gama de sistemas de assistência ao motorista e segurança, que incluem frenagem automática de emergência, avisos de saída de faixa, monitoramento de ponto cego e reconhecimento de sinais de trânsito. A empresa não esclareceu se os sistemas serão de série ou opcionais.

O Fiat e-Ulysse será construído em Hordain, na França, juntamente com outras minivans da Stellantis como a Citroen Jumpy e a Peugeot Expert.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!