A sueca Volvo está testando uma tecnologia de carregamento sem fio para veículos elétricos em sua terra natal, usando um sistema da americana Momentum Dynamics. Uma pequena frota de modelos Volvo XC40 Recharge está fazendo parte dos testes na cidade de Gotemburgo.

Os carros serão usados como serviço de táxi da operadora nórdica Cabonline, em um projeto piloto de três anos. As bases de carregamento da Momentum Dynamics serão embutidas no solo em dois pontos distintos para os veículos Volvo se posicionarem e receberem o carregamento sem fio.

Leia também:

A Volvo usará câmeras de 360 graus para auxiliar os motoristas na hora de colocar os carros na posição correta sobre as bases de carregamento wireless. Automaticamente, após um veículo da Volvo estar devidamente posicionado no local, é iniciada a carga.

publicidade
Ilustração de como funciona a tecnologia de carregamento wireless
Imagem: Divulgação/Volvo

Uma carga rápida

A potência de carregamento sem fio será superior a 40 kW. Com isso, as velocidades de carregamento serão cerca de quatro vezes mais rápidas do que um carregador CA com fio de 11 kW e quase tão rápido quanto um carregador rápido CC com fio de 50 kW.

Tela dentro da cabine do veículo da Volvo mostrando status de carregamento
Imagem: Divulgação/Volvo

Os carros elétricos da Volvo estarão na estrada por mais de 12 horas por dia e devem ser conduzidos por mais de 100 mil km por ano. Segundo a empresa sueca, este é o primeiro teste de durabilidade de seus EVs elétricos em um ambiente comercial.

Já a Momentum Dynamics também se uniu à Jaguar para testar o carregamento sem fio em táxis elétricos na Noruega. A parceria foi anunciada em 2020, envolvendo a operadora Cabonline com o modelo elétrico I-Pace sendo o escolhido para rodar como serviço de táxi em Oslo, capital da Noruega.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!