O Procon-SP anunciou que vai cobrar explicações sobre a queda nos sistemas do banco Itaú que ocorreu na última quinta-feira (3). O órgão de defesa do consumidor diz que os clientes da empresa não podem ser prejudicados por uma falha técnica e ainda quer entender o que o banco pretende fazer para compensar as perdas.

“A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema; qual a previsão de regularização; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas”, disse o Procon-SP sobre o Itaú.

publicidade

Procon-SP investiga Itaú

O órgão ainda quer resposta sobre como os clientes lesados devem agir para protegerem seus direitos e o suporte que o banco vai prestar.  “O Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados”, completa a nota.

Em resposta, o Itaú disse que vai prestar todos os esclarecimentos para o Procon-SP. “O Itaú Unibanco prestará todos os esclarecimentos solicitados pelo Procon, assim como já vem fazendo em relação aos seus clientes. O banco informa, ainda, que a origem do problema teve relação com um atraso no processamento interno de dados, sem qualquer risco de integridade ou vazamento de informações de clientes”, diz a nota da empresa.

publicidade

Leia também!

Na última quinta-feira (3), o aplicativo e site ficaram fora do ar, impedindo a realização de pagamentos e transferências. Além disso, algumas pessoas relataram terem o valor de seu saldo modificado, alguns com registros maiores do que o anterior e outros que perderam dinheiro durante o período. A instituição diz que o erro foi corrigido. No entanto, ainda há relatos de problemas nesta sexta-feira (4).

publicidade

No Twitter, ainda há relatos de clientes com problemas, mas em um volume bem menor do que o registrado ontem. Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, os problemas diminuíram por volta das 19hrs de ontem. Hoje, os registros de erro são baixos. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!