O Airbnb anunciou nesta sexta-feira (4) que decidiu interromper temporariamente as suas operações na Rússia à medida que novas sanções ocidentais se acumulam contra o país pela invasão à Ucrânia.
A companhia do setor de aluguel de imóveis é a mais recente empresa com atividade global a paralisar sua atuação em solo russo por conta da guerra. Segundo a Reuters, outras gigantes que tomaram a mesma decisão nos últimos dias foram a General Motors, Boeing e a Alphabet Inc, proprietária do Google.

Quem confirmou a suspensão do serviço pelo Twitter foi o CEO da companhia, Brian Chesky. A decisão também inclui a Bielorrússia, país aliado das forças russas.
“As pessoas estão reservando Airbnbs na Ucrânia em que não pretendem ficar apenas para ajudar os anfitriões”, acrescentou Chesky em outra postagem na rede social.
Segundo o executivo, esta foi uma forma encontrada por pessoas de outros países para apoiar financeiramente os ucranianos.
Leia mais:
- Mastercard e Visa vão bloquear pagamentos na Rússia
- Invasão da Rússia na Ucrânia prejudica entrega de fios elétricos para montadoras
- Empresas fecham fábricas na Ucrânia após ataque da Rússia
Apesar de congelar momentaneamente as atividades na Rússia e Bielorrússia, a empresa informa que seu braço sem fins lucrativos oferecerá moradia gratuita e temporária para 100 mil refugiados.
Vale lembrar ainda que o Airbnb ainda está se recuperando dos prejuízos causados pela pandemia. As previsões dos resultados para o primeiro trimestre de 2022, entretanto, são positivas devido à forte demanda pelo serviço nos Estados Unidos. A Europa, por sua vez, é o segundo maior mercado do Airbnb depois da América do Norte.
Via: Reuters
Empresas de TI seguem funcionando na Ucrânia
Cerca de uma semana após o presidente russo Vladimir Putin dar o sinal verde para a invasão da Ucrânia, muitas empresas de tecnologia da informação encontraram refúgio na região oeste do país, mais precisamente na cidade de Lviv, um território que ainda foi poupado pelos bombardeios da Rússia.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!