O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou seu Twitter, por onde tem se comunicado com o mundo ocidental, para dizer que conversou diretamente com o CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk. Segundo o presidente, a conversa foi bastante produtiva, e Musk prometeu ajudar ainda mais a Ucrânia.

De acordo com Zelensky, o magnata tem contribuído para a resistência ucraniana “com palavras e ações”. “Na próxima semana receberemos outro lote de sistemas Starlink para cidades destruídas”, escreveu o presidente. O mandatário, inclusive, disse que chegou a discutir projetos para o pós-guerra com Elon Musk.

Pensando no pós-guerra

“Discutimos possíveis projetos espaciais. Mas falarei sobre isso depois da guerra”, escreveu o presidente da Ucrânia. Desde o início da crise entre Rússia e Ucrânia, Elon Musk tem usado sua conta no Twitter para manifestar apoio aos ucranianos, além de já ter enviado terminais da Starlink para o país europeu.

As ações marcam uma mudança de posição importante, já que Elon Musk havia declarado o desejo, inclusive, de construir uma fábrica da Tesla em solo russo no ano passado. “Acho que estamos perto de estabelecer uma presença da Tesla na Rússia e isso seria ótimo”, disse Musk há cerca de um ano.

publicidade

Temor pelo patrimônio

Porém, o rompimento com a Rússia tem causado um certo medo no bilionário, principalmente em relação à integridade dos equipamentos que estão sendo enviados para a Ucrânia. Na última quinta-feira (3), Musk pediu que os ucranianos tomassem cuidado ao acessar o sistema de internet Starlink.

Leia mais:

Na mensagem, Elon Musk apontou que a Starlink era o único sistema de comunicação não-russo que ainda estava funcionando em algumas partes da Ucrânia. De acordo com o magnata, isso tornava os equipamentos fornecidos por ele um alvo em potencial para ataques dos militares russos.

Via: Futurism 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!