Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), o Xbox, da Microsoft, anunciou que irá lançar um programa de mentoria com intuito de trazer mais mulheres para a indústria dos jogos. O projeto visa conectar profissionais já no ramo com novos talentos por meio de sessões de coaching individuais, a fim de promover o desenvolvimento de carreira.

“É nossa esperança que este programa gere engajamentos significativos com ações tangíveis e propositais para ajudar a promover o desenvolvimento de carreira na indústria de jogos”, disse a produtora executiva da Rare, Louise O’Connor, em um post oficial no blog do Xbox.

publicidade

Leia mais!

Inicialmente, a orientação será oferecida nos mercados dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Japão e Coréia. Mais países e detalhes serão divulgados durante o mês de março.

publicidade
Pesquisa revela que 59% das mulheres gamers escondem gênero durante o jogo para evitar assédio. Imagem: Shutterstock, Inc.
Dia da Mulher: Xbox lançará programa para trazer mais mulheres para a indústria de jogos. Imagem: Shutterstock, Inc.

De acordo com a ESA, 45% dos jogadores se identificam como mulheres. Entre os desenvolvedores de videogames, apenas 30% se identificam como mulheres de forma global. No Xbox, as mulheres representam mais da metade da equipe e na Microsoft elas representam 29,7% da força de trabalho global principal. 

De 23 a 24 de março, durante a Game Developers Conference, acontecerá o painel de líderes mulheres de tecnologia no Xbox Game Studios. Nomes como Helen Chiang, vice-presidente corporativa da franquia Minecraft; Kim Swift, diretora sênior de Cloud Gaming da Xbox Game Studios Publishing; e Bonnie Ross, chefe de estúdio da 343 Industries, irão compartilhar suas trajetórias e experiências, além de abordar a contratação inclusiva e suporte da comunidade.

publicidade

Ao longo de todo o mês, a plataforma do console também destacará histórias sobre a representação em jogos de mulheres gamers na comunidade Xbox Ambassadors. Vale lembrar que em 26 de março também acontece o quinto Torneio Feminino Gears 5, onde você pode assistir 32 das melhores equipes femininas do Gears 5 enquanto lutam por US$ 5.000 em prêmios (aproximadamente R$ 25 mil).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!