Conhecida por seus carros duráveis e econômicos, a Lada não conseguiu resistir às sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia e, nesta semana, fechou suas três fábricas no país: Moscou, Togliatti e Ijevsk. A paralisação começou na última quarta-feira (9).

Atualmente, a AvtoVAZ, empresa-mãe da Lada, é administrada pelo grupo francês Renault e a principal planta da montadora, sediada em Togliatti, precisa de componentes e insumos vindos de uma fábrica do conglomerado na Romênia. Com as rotas de abastecimento fechadas, principalmente através da Ucrânia, e a desvalorização do rublo, o pagamento de peças importadas ficou muito mais caro.

publicidade

Com 20% das peças da AvtoVAZ vindo de fora da Rússia, a manutenção do trabalho se tornou insustentável. “Se o comércio para, a AvtoVAZ para”, disse um ex-membro do conselho administrativo da empresa ao Wall Street Journal. “Putin sabe que não pode fazer isso sozinho.”

A Lada sofre um impasse também porque um dos principais acionistas da AvtoVAZ, a Rostec, se trata de uma estatal bastante próxima ao Kremlin — o presidente Denis Manturov é o atual ministro da Indústria e Comércio e próximo do mandatário Vladimir Putin.

publicidade

Efeitos da paralisação

Os efeitos no mercado automotivo da Rússia serão significativos, uma vez que a Lada teve uma participação de 21% nas vendas de carros no país no ano passado. Combinado com uma miscelânea de empresas que suspenderam suas operações no país, provavelmente haverá menos veículos nos showrooms russos nos próximos meses.

A decisão traz ainda sérias implicações para a própria Renault. O conglomerado francês obteve com a Lada um lucro líquido de cerca de US$ 181 milhões (R$ 918,6 milhões) no ano passado — os 350 mil veículos vendidos pela marca representam aproximadamente 12% das vendas totais do grupo.

publicidade

Além disso, a Rússia é o segundo maior mercado da Renault depois da França. À medida que crescem as tensões em torno da sustentabilidade do negócio, as ações da companhia caíram 35% em comparação aos preços em meio de fevereiro.

Crédito da imagem principal: Lada/Divulgação

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!