A Volvo anunciou nesta terça-feira (30) que fará uma parceria com a startup de veículos autônomos Aurora para o desenvolvimento de uma nova linha de caminhões sem motorista. Em um primeiro momento, os veículos serão implantados somente nos Estados Unidos.
A Aurora foi fundada em 2017 por ex-executivos de grandes empresas do Vale do Silício, como Google, Tesla e Uber. De acordo com os suecos, a parceria entre a montadora e a startup será de longo prazo e deve abranger vários anos e outros projetos.
“O foco inicial é em aplicativos hub-to-hub para clientes na América do Norte”, disseram as empresas em comunicado. “A automação visa criar benefícios tangíveis para os clientes e a sociedade em termos de produtividade, segurança, sustentabilidade e eficiência energética”.
Leia também:
- Volvo deixará de vender carros movidos a gasolina até 2030
- Volvo Trucks anuncia novos modelos de caminhões elétricos
- Daimler e Volvo vão prover energia limpa a caminhões pesados e geradores
Segundo a Volvo, a parceria consiste na integração do software Aurora Driver de direção com os caminhões da empresa. Este aplicativo já vem sendo testado em minivans e caminhões pequenos na área de Dallas-Fort Worth desde meados de 2020.
Henry Ford da era autônoma

Em pouco menos de 4 anos, a Aurora arrecadou nada menos que US$ 690 milhões (cerca de R$ 4 bilhões na cotação atual). Essa capacidade de captar recursos fez que o CEO da empresa, Chris Urmson, fosse apelidado de “Henry Ford da era autônoma”.
Em uma única rodada de investimentos em 2020, a Aurora arrecadou meio bilhão de dólares, sendo que a maior parte veio da Amazon. Com este montante, a empresa adquiriu a divisão autônoma da Uber para desenvolver uma frota de táxis robôs em parceria com Toyota e Denso.
Além da Volvo, a Aurora tem outras clientes de peso, como a Fiat Chrysler, Hyundai e a startup de carros elétricos Byton.
Com informações do Volvo, The Verge e Engadget
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!