O Dia do Consumidor, celebrado oficialmente nesta terça-feira (15), já ficou conhecido no varejo como a ‘Black Friday do primeiro semestre’. Segundo um estudo da Social Miner, em 2021, as vendas no e-commerce nacional superaram a marca dos R$ 6 bilhões no evento, quase 85% a mais do que o registrado em 2020.

Com projeções de crescimento para 2022, os principais marketplaces já se preparam para oferecer promoções e benefícios aos clientes.

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E-commerce; dicas para melhorar as vendas nos marketplaces
O Dia do Consumidor é celebrado oficialmente nesta terça-feira (15). Imagem: RossiAgung/Shutterstock

Pensando nisso, Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, uma plataforma digital especializada em cursos de aceleração de negócios em marketplaces, listou algumas dicas de como acelerar as vendas pela internet.

1. Atenção aos concorrentes

“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Alexandre.

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Outro ponto é a definição de qual é o segmento de atuação do vendedor. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar quais plataformas usar, tendências e até quais estratégias de publicidade e vendas serão mais eficazes.

2. Capriche na apresentação dos produtos

“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”, comenta o especialista. Fotos nítidas e em boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra. Atualmente já é possível conseguir bons resultados usando o celular, por exemplo.

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Alexandre também destaca a necessidade de clareza na descrição dos produtos ofertados. “Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender”.

3. Prazos de entrega, estoque e reputação

“Geralmente os consumidores preferem optar pela entrega mais rápida e barata. Mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”. 

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Para o especialista, estar atento aos produtos em estoque, bem como a organização para a postagem e acompanhamento do envio é fundamental. Ainda mais em ocasiões em que o número de pedidos aumenta.

No fim, a avaliação feita por um comprador pode influenciar na reputação do vendedor dentro de uma plataforma e ser um fator determinante para outros clientes comprarem ou não com você.

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4. Venda em vários lugares

“Utilizar as maiores plataformas é a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudá-lo a aumentar as vendas no Dia do Consumidor e em outras datas”, sugere o especialista.

No Brasil, existem vários exemplos de opções de marketplaces confiáveis para vender produtos pela internet. Os maiores em atividade no país são: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.

“Aproveitar não só o Dia do Consumidor, mas a semana e até mesmo o mês todo para realizar ações que potencializam as vendas faz parte da estratégia de comerciantes que possuem lojas no e-commerce e marketplaces”, finaliza Nogueira.

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