Sendo a maior plataforma de pesquisa e reputação de marca e solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina, o Reclame Aqui recebe, em média, 45 mil reclamações por dia e alcançou o surpreendente índice de 5,4 bilhões de consultas em 2021. Trata-se de uma forma do consumidor analisar a reputação de determinada empresa antes de comprar algo ou contratar serviços. 

No portal, mais de 30 milhões de consumidores buscam informações referentes a mais de 500 mil empresas cadastradas, o que auxilia imensamente nas relações de consumo, tornando-as mais éticas e transparentes. 

publicidade

Veja como funciona o Reclame Aqui 

O site Reclame Aqui tem acesso totalmente gratuito e apresenta o ranking das empresas que mais solucionaram demandas nos últimos 30 dias. No atual ranking, lidera o iFood, seguido por Americanas Marketplace, Amazon e Magazine Luiza. 

Para utilizar o serviço, basta se cadastrar na plataforma, buscando a empresa que apresentou determinada falha para você registrar a sua queixa. Nesse momento, é preciso manter a calma e seguir algumas dicas, como você vê no vídeo abaixo produzido pela equipe do Reclame Aqui. 

publicidade

Após publicar uma reclamação, as empresas são notificadas automaticamente através de um e-mail. A partir desse momento, as respostas dependem exclusivamente delas, sem interferências do Reclame Aqui. 

As queixas podem ser apresentadas no próprio site ou por meio do WhatsApp, no número (11) 97062-2753. Segundo a assessoria de imprensa do portal, não é possível realizar reclamações nas redes sociais. 

publicidade

“E depois que a empresa responde a reclamação, o consumidor tem a opção de fazer uma réplica, caso conteste a resposta da empresa, ou fazer uma avaliação desse atendimento mesmo se ela não responder. É com essa avaliação que são gerados índices para o cálculo da reputação das empresas”, informou o Reclame Aqui por nota encaminhada ao Olhar Digital

Leia mais:

publicidade

Lojas online lideraram reclamações em 2021 

De acordo com o Reclame Aqui, os setores que mais registraram reclamações no ano passado foram as lojas online, bancos, serviços de delivery, meios de pagamento e telefonia móvel. Mas, segundo o site, a quantidade de reclamações não significa que a empresa tem uma má reputação. 

“Temos empresas que recebem muitas queixas, mas respondem bem seus clientes e estabelecem uma boa relação de consumo. Outras, no entanto, não levam em consideração as reclamações do consumidor”, informou em nota. 

Soluções sempre em primeiro lugar

O índice de solução de conflitos do Reclame Aqui chega a 80%. O tempo médio de respostas das empresas que se relacionam com o consumidor pelo Reclame Aqui é de 3 dias úteis. Mas, infelizmente, existem casos que não são resolvidos neste período mais curto. 

“Para essas situações criamos o Leegol, um serviço em parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES). É uma plataforma online de mediação que pretende facilitar o diálogo entre as partes. Ao final da mediação, o acordo firmado tem validade judicial, contribuindo para que que empresa e consumidor cumpram o que foi combinado”, destacou.  

Entre os mais acessados 

Segundo ranking do Alexa.com, o Reclame Aqui está entre os cinco sites mais acessados no Brasil e conta com 30 milhões de consumidores cadastrados, com 1,1 bilhão de visualizações ao longo de 2021. 

Portanto, se você está com algum problema, não deixe de visitar o portal, fazendo valer os seus direitos de consumidor.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!