A Maserati está lançando seu SUV Grecale, que surge carregando um perfil luxuosamente esportivo em três versões, com uma quarta versão que deve chegar em 2023, sendo totalmente elétrica. Agora, a montadora italiana coloca um modelo para disputar com máquinas como o BMW X3 e o Porsche Macan.

As três versões do Maserati Grecale oferecem potências distintas. De início, a versão GT é movida por um motor 2,0 litros híbrido leve de quatro cilindros, capaz de entregar 304 cv, enquanto que a versão Modena traz 334 cv e o mesmo motor de quatro cilindros. Agora, a versão Trofeo carrega um V6 twin-turbo a gasolina de 3,0 litros e 530 cv de alto desempenho baseado no motor Nettuno instalado no MC20 (primeiro modelo da Maserati com motor próprio).

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Não só o motor da versão mais forte tem DNA do MC20. O design do Grecale traz as linhas características da Maserati utilizada a partir do irmão esportivo, com a frente dotada de uma grade baixa e as laterais com toques limpos.

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SUV Grecale, da Maserati
Imagem: Divulgação/Maserati

Na parte de trás, as lanternas tipo bumerangue são inspiradas no clássico Giugiaro 3200 GT do início dos anos 2000 com a inclinação da parte traseira semelhante à de um coupé esportivo. As versões Modena e Trofeo também têm traseira ampliada em 34 mm em relação ao GT, bem como saias e para-choques esportivos e frisos pretos na grade frontal em vez de cromadas.

Detalhe da parte de trás do Maserati Grecale
Imagem: Divulgação/Maserati

As três versões de agora do Grecale

Todas as opções são equipadas com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades. A versão mais básica do SUV da Maserati chega a 240 km/h, com um sprint de 0 a 100 km/h sendo realizado em 5,6 segundos. As médias de consumo do Grecale GT estão entre 11,49 km/l e 10,86 km/l.

A versão Modena alcança os mesmos 240 km/h de velocidade máxima, melhorando o tempo de disparo 0-100 km/h para 5,3 segundos. Seu consumo combinado surge entre 11,36 km/litro e 10,75 km/litro.

Agora, o Trofeo possui um sprint de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, sendo capaz de alcançar 285 km/h de velocidade máxima, com um consumo combinado de 8,92 km/litro. Os pesos de cada versão do Grecale são de 1.870 kg (GT), 1.895 kg (Modena) e 2.027 kg (Trofeo).

Versão Trofeo do Maerati Grecale
Imagem: Divulgação/Maserati

Dentro do Grecale

No interior, o tradicional relógio Maserati aparece digital pela primeira vez e se transforma em um verdadeiro “concierge” no carro, graças ao controle de voz. Tudo se torna baseado no toque, em uma limpeza estética clara.

Detalhe de relógio dentro do Grecale Maserati
Imagem: Divulgação/Maserati

Uma grande tela central de 12,3 polegadas e outra tela de 8,8 polegadas para os controles extras incrementam a composição interna da cabine, e há ainda uma terceira tela para os passageiros nos bancos traseiros. A experiência no SUV da montadora italiana é gerida a partir do sistema Multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA), do infotainment de última geração e do Maserati Connect.

Enquanto isso, o som do carro conta com um sistema 3D da Sonus Faber – que no nível premium inclui 14 alto-falantes ou 21 alto-falantes sob demanda no nível High Premium. Há ainda o novo sistema 100% Maserati Vehicle Dynamic Control Module (VDCM) e o controle de 360° que ele oferece sobre o carro.

Por dentro de uma das versões do Maserati Grecale
Imagem: Divulgação/Maserati

Outro destaque fica por conta do modo de condução Off-Road, que é apresentado junto com os modos Comfort, GT, Sport e Corsa (este último, apenas no Trofeo). Apesar da Maserati não estar presente oficialmente no Brasil, há o representante no país Via Itália, empresa que também comercializa veículos da Ferrari, Lamborghini e Rolls Royce.

O elétrico de 2023

Versão elétrica Folgore, do Grecale da Maserati
Imagem: Divulgação/Maserati

São poucas as informações sobre a versão Folgore do SUV Grecale, que deve trazer um torque máximo de 81,5 kgfm, uma bateria com capacidade de 105 kWh e tecnologia de 400 V. Na parte de design, a grade frontal surge com cortes verticais (cheia, acompanhando o caráter elétrico) e seu para-choque é modificado na parte das entradas de ar.

As rodas de liga leve com três raios duplos surgem em evidência, juntamente com a pintura exclusiva Color Copper Lightning. Já os emblemas na cor cobre aplicados na parte externa e o símbolo do tridente Maserati também aparecem como detalhes.

A parte interna do Grecale Folgore ainda não foi revelada, podendo muito bem ser na linha dos irmãos que estão aparecendo agora. Com diferença no uso de materiais como o Econyl, um nylon reciclado especial obtido a partir da recuperação de resíduos como redes de pesca nos mares.

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