A plataforma Gov.br oferece diversos serviços públicos ao cidadão, incluindo páginas de agências reguladoras federais. Com a inclusão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao todo são 11 órgãos detalhando informações, notícias e serviços no aplicativo e site do governo brasileiro.

A integração das agências reguladoras federais no Gov.br faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que busca centralizar as páginas virtuais de órgãos. A estratégia foi atualizada no dia 14 de março pelo Decreto 10.996/2022.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o governo, a nova página “tem a finalidade de facilitar e tornar o relacionamento com a Agência ainda mais transparente, simples e moderno”. A migração mudou ainda a organização de conteúdo e navegação. No caso da Aneel, por exemplo, o público encontra esclarecimentos sobre o setor em “Assuntos”, organizados por temas.

Se desejar falar sobre outras demandas, os usuários devem acessar o menu “Canais de Atendimento”. E caso este usuário seja consumidor com dúvidas sobre direitos e deveres e entender melhor a relação consumidor-distribuidora, pode ir em “Consumidores”. Agentes do setor elétrico têm à disposição o menu “Empreendedores”.

Nesta ilustração a página inicial do site gov.br é exibida na tela do computador
A plataforma reúne diversos serviços digitais aos cidadãos. Crédito editorial: rafapress / Shutterstock.com

Atualmente, o aplicativo Gov.br conta com 127 milhões de usuários. Cada cidadão tem uma conta única para acessar aos diversos serviços oferecidos. A depender do nível da conta, entre ouro, prata e bronze, é possível realizar diferentes atividades na plataforma sem precisar sair de casa.

Confira a lista de agências disponíveis no Gov.br:

  1. Agência Nacional da Energia Elétrica (Aneel)
  2. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
  3. Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
  4. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
  5. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
  6. Agência Nacional de Águas (ANA)
  7. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
  8. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  9. Agência Nacional do Cinema (Ancine)
  10. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
  11. Agência Nacional de Mineração (ANM)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!