Caso esteja planejando trocar o seu celular atual por um modelo mais recente, uma boa opção para reforçar o orçamento é vender o seu aparelho.

No entanto, é preciso ficar atento na hora de apagar todos os seus dados. O que pode ser feito em poucos passos através de uma redefinição para os ajustes originais de fábrica. Confira abaixo como o processo funciona.

Como redefinir o Android para os padrões de fábrica

Os testes abaixo foram realizados em um celular com Android 11, no entanto, os passos são basicamente os mesmos em quase todos os aparelhos, mudando ligeiramente conforme a fabricante e a versão do sistema operacional.

Antes de começar, verifique se todos os seus dados importantes foram salvos manualmente em outro local ou na nuvem. Saiba que após iniciado o processo de redefinição, não há como voltar atrás!

publicidade

Passo 01: acesse o aplicativo ‘Configurações’ no seu aparelho (geralmente representado pelo ícone de engrenagem);

Passo 02: em seguida, vá até ‘Sistema’ > ‘Avançado’ > ‘Redefinir opções’;

Passo 03: toque na última opção, ‘Limpar todos os dados’, o que vai redefinir o aparelho para os seus ajustes de fábrica.

Na próxima tela, você verá um menu com diferentes opções. A primeira, ‘Redefinir Wi-Fi, rede móvel e Bluetooth’, é útil para resolver problemas de conectividade, por exemplo. Imagem: Reprodução

Passo 04: a próxima tela informa ao usuário tudo o que será apagado. Se estiver de acordo, confirme a solicitação tocando em ‘Limpar todos os dados’.

Passo 05: caso tenha um código PIN ou impressão digital cadastrada, o sistema irá solicitar os dados por segurança antes de prosseguir.

Passo 06: por fim, na última tela, toque novamente em ‘Limpar todos os dados’.

Pronto! Vale destacar que o procedimento pode levar alguns minutos até ser concluído. O telefone será reiniciado algumas vezes e apresentará a tela de ajustes iniciais, como idioma, conta, rede, etc. 

Leia mais:

Dicas extras

Caso tenha um telefone Samsung, poderá ser solicitada a senha da sua conta Samsung antes de conseguir redefinir o telefone. Se o celular estiver rodando uma versão mais antiga do Android, inferior a 8.0, por exemplo, o aparelho pode pedir ainda as suas credenciais do Google após o processo de reinicialização.

Para evitar o problema, que pode gerar dor de cabeça especialmente se já tiver vendido o aparelho, desative todos os bloqueios de segurança antes de redefinir o telefone. Para isso, acesse ‘Configurações’ > ‘Segurança’ > ‘Bloqueio de tela’ e selecione ‘Nenhum’. Exclua também a sua conta do Google em ‘Configurações’ > ‘Contas’ antes de iniciar a redefinição.

Com informações do The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!