SpaceX se prepara para um abril cheio de lançamentos

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 29/03/2022 12h25, atualizada em 30/03/2022 11h40
Lançamento Falcon 9
SpaceX/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta sexta-feira (1º), às 12h24 EDT (13h24, pelo horário de Brasília), um foguete Falcon 9, da SpaceX, vai decolar levando 40 espaçonaves de diferentes clientes ao espaço, no voo Transporter-4 – a quarta missão de transporte compartilhado da empresa. E esse será apenas o primeiro de uma série de lançamentos programados para abril.

Um foguete Falcon 9, da SpaceX, lançando o satélite espião NROL-87 para o Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA, no mês passado. A empresa programou uma extensa lista de lançamentos para o mês que vem. Imagem: SpaceX

Segundo o site Teslarati, a SpaceX quer lançar cinco do total de seis missões com o Falcon 9 de abril nos primeiros 19 dias do mês – igualando seu recorde de cadência existente, se tudo sair como o planejado. 

Em feito inédito, SpaceX pode fazer seis lançamentos do Falcon 9 em um único mês

Em dezembro de 2021, a SpaceX conseguiu completar um recorde de cinco lançamentos orbitais do Falcon 9 em aproximadamente 18,5 dias. Incluindo uma missão adicional no fim de novembro, a empresa completou seis lançamentos em 27 dias. Esse recorde quase se repetiu no mês seguinte, quando foram feitos seis lançamentos em 28 dias, compreendendo janeiro e fevereiro. 

Embora ainda não tenha lançado seis voos exatamente no mesmo mês, a SpaceX já demonstrou capacidade suficiente para tanto. E abril pode ser o mês para isso se concretizar. 

Leia mais:

Depois do voo Transporter-4, a SpaceX tem duas missões Crew Dragon – a Axiom-1, com quatro tripulantes privados, e a Crew-4, com quatro astronautas profissionais – programadas para serem lançadas da plataforma39A do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, em 6 e 19 de abril, respectivamente.

Além disso, a empresa de Elon Musk pretende lançar a missão Starlink 4-14, em 14 de abril, e o satélite espião NROL-85, do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO), no dia seguinte. Para fechar o mês agitado, a SpaceX poderia lançar o satélite de comunicações geoestacionário Nilesat 301 do Egito no dia 30.

Ainda que não quebre o recorde de cadência interna da empresa, abril pode confirmar que o ritmo de cinco ou seis lançamentos em um mês está se tornando cada vez mais comum, e não apenas um feito único que exige um esforço extraordinário. Isso fica ainda mais claro pelo fato de que três dos lançamentos de abril levarão humanos ou satélites espiões militares – ambos exigindo o máximo cuidado e aprovação explícita de dois dos clientes mais rigorosos da SpaceX.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital