Liberdade. Ou, em inglês, Freedom. Esse é o nome escolhido para a próxima Crew Dragon da SpaceX a transportar astronautas em órbita. Essa é uma referência à primeira cápsula a levar um americano ao espaço há mais de 60 anos.

De acordo com um comunicado da empresa, a Crew Dragon Freedom fará sua estreia com o lançamento da missão Crew-4, que vai levar os astronautas da Nasa Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins, bem como a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Samantha Cristoforetti, até a Estação Espacial Internacional (ISS). 

publicidade
Alan Shepard foi o primeiro americano a ir para o espaço, e seu veículo foi esta cápsula Mercury, batizada por ele como “Freedom 7”. Imagem: Smithsonian/Mark Avino

“FREEDOM!! Crew-4 voará para a Estação Espacial Internacional em uma nova cápsula Dragon chamada ‘Freedom'”, postou Lindgren no Twitter. “O nome celebra um direito humano fundamental e a indústria e inovação que emanam do espírito humano desimpedido”.

“Através do Programa de Tripulação Comercial, a Nasa e a SpaceX restauraram uma capacidade nacional e honramos a engenhosidade e o trabalho árduo dos envolvidos. Alan Shepard voou no Freedom 7 no início do voo espacial humano. Estamos honrados em trazer Freedom para uma nova geração”, completou.

publicidade

Shepard, um dos astronautas do Mercury 7, decolou em 5 de maio de 1961 na missão suborbital Mercury-Redstone 3 da Nasa. Ele escolheu “Freedom” para o nome de sua espaçonave em alusão à Guerra Fria da corrida espacial entre os EUA e a então União Soviética. Já o “7” foi devido à cápsula ser a sétima fora da linha de fábrica, embora quando perguntado pela imprensa, Shepard mais tarde disse que era um símbolo de camaradagem com seus outros seis astronautas da Mercury.

Atualmente, “Freedom 7” está sob os cuidados do Museu Nacional Aeroespacial do Smithsonian, que planeja exibir a cápsula em sua nova galeria “Destination Moon” quando for inaugurada, ainda este ano. 

publicidade

Segundo o site Space.com, o museu também abriga a espaçonave Mercury não voada que Shepard nomeou não oficialmente de “Freedom 7 II” em uma tentativa fracassada de obter uma segunda missão Mercury.

Leia mais:

publicidade

SpaceX Crew Dragon Freedom voa dia 19 de abril

A SpaceX Crew Dragon “Freedom” marca a segunda vez que uma tripulação busca referências no passado da Nasa para nomear seu veículo. A primeira cápsula da empresa a lançar astronautas para a ISS foi batizada de “Endeavour”, após a primeira viagem compartilhada da tripulação da missão Demo-2 ao espaço.

“Nós dois fizemos nossos primeiros voos no ônibus espacial Endeavour, e significava muito para nós continuar com esse nome. Então, foi isso que decidimos seguir”, disse Doug Hurley, que com Bob Benkhen revelou o nome. cerca de três horas depois de atingirem a órbita a bordo da Cre Dragon “Endeavour”, em maio de 2020. Esse também era o nome do módulo de comando da Apollo 15 que orbitou a Lua durante a quarta missão de pouso lunar em 1971.

Já a segunda Crew Dragon foi nomeada “Resiliência”, como uma homenagem às equipes da Nasa e da SpaceX que trabalharam no auge da pandemia de Covid-19 para manter a missão avançando.

Por sua vez, a Crew Dragon “Endurance”, que agora está engatada no laboratório orbital, foi assim nomeada pelos membros da missão Crew-3 por várias razões, incluindo a tenacidade do espírito humano à medida que os esforços de exploração espacial avançam em novas direções e a conexão histórica do nome com a expedição de Ernest Shackleton em 1914 para cruzar a Antártida. O “Endurance” de Shackleton, que foi encontrado recentemente no fundo do mar, ficou preso no gelo, e sua tripulação enfrentou meses de dificuldades antes de ser resgatada.

Depois de ser montada nas instalações da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, a cápsula “Freedom” foi entregue no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, onde em breve passará pelos preparativos finais para o lançamento da missão Crew-4 à estação espacial.

“Toda a minha carreira, ‘The Sound of Freedom’ foi definida pelo barulho dos jatos. A partir de 19 de abril, será ainda melhor”, escreveu Hines, piloto do Crew-4, no Twitter. “Demos o nome de Freedom à nossa espaçonave, em homenagem à liberdade que tanto prezamos. Sintonize no dia 19 de abril para ouvir o Sound of Freedom enquanto a tripulação-4 for lançada para a ISS!”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!