Uma imagem da conjunção entre Vênus e Marte registrada na madrugada do dia 3 de março pelo brasileiro Carlos Fairbairn foi escolhida pela NASA como Foto Astronômica do Dia ou APOD (sigla para Astronomy Picture of the Day) nesta terça, 29 de março.

Trabalho reconhecido internacionalmente

Carlos Fairbairn, mais conhecido como Kiko, é um apaixonado pela astronomia e pelas belezas do céu. Formado em administração e pós graduado em gestão de meio ambiente, trabalha na área ambiental e, há vários anos, dedica suas horas vagas à fotografia astronômica. Já registrou o céu estrelado de vários lugares do mundo, com destaque para Brasil, Chile e Estados Unidos. 

publicidade
Carlos Fairbairn, mais conhecido como Kiko, ao lado de seu equipamento. Imagem: Kiko Fairbairn

Kiko vê a fotografia do céu noturno como um grande meio de incentivar o interesse educacional e desenvolvimento pessoal. As imagens captadas por ele já foram publicadas em diversos veículos de comunicação, nacionais e internacionais. Em 2017, Kiko ganhou o prêmio “Astronomy Photographer of the Year”, a mais importante premiação da fotografia astronômica do mundo. 

A qualidade do trabalho de Kiko se reflete também na quantidade de vezes que os astrônomos da NASA escolheram uma foto sua como Foto Astronômica do Dia. Ao todo, contando com a foto desta terça-feira (29), já são 10 imagens dele publicadas pela NASA.

publicidade

Em julho de 2021, Kiko Fairbairn foi o convidado do Programa Olhar Espacial dedicado à astrofotografia. Na ocasião, ele explicou como começou e como desenvolveu suas técnicas na área, dando dicas para quem quer se iniciar na fotografia astronômica. Vale a pena conferir!

A Foto

Kiko conta que registrou essa imagem em Teresópolis, durante o feriado de Carnaval. “Dei sorte pois o clima na cidade de Teresópolis estava bom”, lembra o astrofotógrafo. Utilizando um aplicativo que simula o céu, ele percebeu que os dois planetas estariam em conjunção no final daquela madrugada e achou que valeria a pena tentar o registro.

publicidade

Durante a noite, Kiko saiu a procura de um local apropriado para tentar a captura. O local precisaria ser suficientemente escuro e possuir uma bela paisagem para compor a imagem. Felizmente, belas paisagens não são difíceis de se encontrar em Teresópolis, e com a experiência adquirida ao longo de anos de astrofotografia, Kiko sabia exatamente em qual ponto da paisagem os dois planetas surgiriam. 

No local escolhido, o astrofotógrafo preparou seu equipamento e esperou até que os astros aparecessem no horizonte. “Vênus surgiu primeiro, como um helicóptero pairando no ar… a força de seu brilho é algo indescritível! Seguiu Marte, com seus tons avermelhados. Lindíssimos! Era tanta beleza que quase esqueço de fazer a foto!” completa Kiko.

publicidade
Equipamento utilizado por Kiko para registrar a foto. Imagem: Carlos Fairbairn

As nuvens que aparecem sobre o pico da esquerda são chamadas de “nuvens orográficas”. Elas se formam quando uma corrente de ar passa por uma montanha, e por pouco não estragam a foto. Quando percebeu que elas estavam se formando, Kiko fez sua sequência de fotos o mais rápido possível antes que elas cobrissem os planetas. 

O resultado é essa belíssima composição mostrando lado a lado os dois planetas mais próximos da Terra. Do lado esquerdo, Vênus, o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua, e que também é conhecido em muitos lugares como “Estrela Dalva”.

À sua direita, Marte, o Planeta Vermelho, que abriga nossos robôs e as esperanças humanas de um dia podermos tocar seu solo. E em primeiro plano, um pequeno pedacinho do nosso planeta, a Terra. O único lugar conhecido no Universo capaz de abrigar a vida humana. Ao menos por enquanto. 

Conjunção entre Vênus e Marte publicada pela NASA como Foto Astronômica do Dia. Imagem: Kiko Fairbairn

Leia mais:

APOD

A página APOD (Astronomy Picture of Day), é uma área do site da NASA dedicada à divulgação de imagens astronômicas. Desde junho de 1995, uma imagem é escolhida todos os dias e publicadas na página, com uma explanação preparada por um astrônomo da agência espacial. Nesta terça (29), a belíssima imagem registrada por Kiko foi publicada com a seguinte explanação: 

“Quando dois planetas passam no céu noturno, eles geralmente podem ser vistos próximos um do outro por uma semana ou mais. No caso desta conjunção planetária, Vênus e Marte passaram a 4 graus um do outro no início deste mês. A imagem em destaque foi tirada alguns dias antes, quando Vênus estava subindo lentamente no céu antes do amanhecer, noite após noite, enquanto Marte estava se pondo lentamente. A imagem, um mosaico de quatro partes, foi capturada no Brasil da pequena cidade de Teresópolis. Além de Vênus e Marte, o céu da manhã agora também inclui um planeta mais distante, Saturno. Claro, essas conjunções são apenas aparentes – Vênus, Marte e Saturno continuam a orbitar o Sol em partes muito diferentes do nosso Sistema Solar. Na próxima semana, o ângulo entre Saturno e Marte cairá para menos de um quarto de grau.”

Imagem do brasileiro publicada pela NASA – Imagem: Reprodução / apod.nasa.gov

Adicionalmente, a foto do brasileiro foi publicada no site da NASA com um recurso interativo. Ao passar o cursor sobre a imagem, são exibidas as órbitas de Vênus e Marte no céu. Vênus, por estar em uma órbita mais interna, faz essa “volta” e nunca aparece mais alto no céu. Só aparece próximo ao horizonte, no início ou no fim das noites.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!